Colômbia emite guia para implementação de blockchain no país

Colômbia - Mineração de Bitcoin

O Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação da Colômbia, Mintic, emitiu um guia que descreve as etapas para implementar a tecnologia blockchain em projetos direcionados ao país. 

O documento define blockchain e seus elementos básicos, e também descreve as diretrizes que alguns projetos devem seguir.

O documento, intitulado “Guia de referência para a adoção e implementação de projetos com tecnologia blockchain para o estado colombiano”, explica os fundamentos do blockchain e os tipos de projetos que se beneficiariam da integração do blockchain em seus serviços. 

O documento afirma:

“Um projeto de tecnologia blockchain no setor público requer uma revisão detalhada dos requisitos do desafio público a ser resolvido e a usabilidade que o banco de dados distribuído teria dependendo do tipo de projeto.”

Além disso, o documento diz que a implementação desta tecnologia deve estar sujeita ao atual marco legal do país, no qual as entidades estatais são obrigadas a cumprir o que está expressamente estabelecido na lei colombiana.

Recentemente, a Colômbia elegeu Gustavo Petro, que se mostrou favorável ao Bitcoin e à mineração do criptoativo nos últimos anos.

Projetos em desenvolvimento

A Colômbia já identificou alguns dos problemas que poderiam ser resolvidos usando a tecnologia blockchain. 

O documento menciona vários projetos, incluindo o RITA, uma rede desenvolvida por uma universidade nacional que usa blockchain para garantir e verificar a autenticidade de diplomas acadêmicos.

Recentemente, uma nova aplicação da tecnologia foi anunciada pela Mintic, que visa ajudar os cidadãos que precisam de seus próprios certificados de terra. 

O projeto, que foi concluído recentemente por uma empresa terceirizada chamada Peersyst Technology, usará o Ripple Ledger como base para registrar e verificar a autenticidade desses certificados. 

O projeto visa acelerar o processo de emissão desses documentos fundiários, com o objetivo de entregar 100.000 das certidões aos proprietários de terras em pouco tempo.

O Brasil também está impulsionando sua própria rede baseada em blockchain. 

A estrutura, chamada de Brasil Blockchain Network, será usada para que as instituições construam seus próprios aplicativos, com a ideia de melhorar a transparência das organizações públicas.

O bitcoin é negociado a cerca de US$ 21 mil, com alta de 5,42% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon julho 7, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Conny Chu
Ethereum hoje
icon julho 7, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Conny Chu