O impulso da China para o yuan digital aumentará a demanda por criptomoedas, de acordo com um analista da BK Asset Management. Segundo ele, o governo chinês quer “poder absoluto” sobre a riqueza e a renda de seus cidadãos.
Yuan Digital pode aumentar a demanda por criptomoedas
Boris Schlossberg, diretor-gerente de Estratégia de FX para BK Asset Management, disse em uma nota na semana passada que o controle absoluto da China sobre sua moeda digital do Banco Central (CBDC) irá impulsionar mais demanda por criptomoeda.
Schlossberg tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. De acordo com o site da empresa de gestão de ativos ele ainda que é “amplamente conhecido como um dos principais especialistas em câmbio estrangeiro”.
O analista disse que o principal motivador para o governo chinês lançar o yuan digital é o “poder absoluto” sobre a riqueza e a renda de seus cidadãos.
“O yuan digital é programável e rastreável, dando ao governo chinês um enorme controle sobre a economia”, ele descreveu. “Não apenas os legisladores chineses conhecerão cada escolha feita pelo consumidor na economia, mas também podem afetar diretamente o comportamento dos gastos ao tornar a moeda expirável em uma determinada data.”
Objetivo do governo irá ajudar as criptomoedas
No entanto, é precisamente esse objetivo de política que irá impulsionar a demanda por criptomoedas no futuro. Com muitos empresários e consumidores chineses claramente cientes da intenção do governo de exercer autoridade absoluta sobre os ativos pessoais, a tendência de converter pelo menos parte de sua riqueza em ativos criptográficos continuará, apesar de sua volatilidade inerente.
Enquanto isso, CG Lai, CEO dos negócios do BNP Paribas na China, dá seu parecer. Ele acredita que o Banco Central Chinês e o Banco do Povo da China (PBOC), está introduzindo o yuan digital “porque eles querem tornar a instituição financeira nacional muito mais eficiente”.
Enquanto enfatiza que ninguém tem certeza sobre como a moeda digital do Banco Central Chinês será executada, ele vê “benefícios óbvios para os chineses ao tentarem promover a criptomoeda … no lado internacional”.
Recentemente, a China reiterou seus anúncios de combate às criptomoedas feitos em 2017. Alguns dizem que esta é a forma do governo chinês de reduzir a competição pelo yuan digital.
A China tem testado sua moeda digital em várias cidades, incluindo Pequim, distribuindo “envelopes vermelhos” de yuans digitais para os consumidores gastarem.
LEIA MAIS: China pede repressão a criptomoedas e Bitcoin cai