Altos executivos de empresas do mercado de criptomoedas compareceram perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos, onde seis CEOs testemunharam sobre a importância crescente do mercado e o desejo do governo por regulamentação.
Embora essas audiências no passado tenham se concentrado quase inteiramente no uso do Bitcoin por criminosos, a sessão de quarta-feira viu os membros questionarem sobre tudo, desde as vantagens de segurança da tecnologia blockchain até o potencial da criptografia para fornecer maior inclusão financeira.
“A Web3 pode capacitar qualquer pessoa”, disse o deputado Anthony Gonzalez (R-Oh), usando um termo relativamente novo que descreve as aplicações descentralizadas que não dependem de uma autoridade para funcionar.
Gonzalez e outros invocaram repetidamente a perspectiva de os EUA perderem inovação relacionada ao setor como resultado de regulamentações complicadas e perguntaram se a indústria se beneficiaria com uma política mais coesa do governo dos EUA.
Sam Bankman-Fried da FTX, sem surpresa, concordou com o sentimento e instou o Congresso a esclarecer as jurisdições sobrepostas entre agências como a SEC e a CFTC e permitir que empresas como a Circle – que emitiu mais de US$ 30 bilhões em stablecoins – entrem no sistema bancário existente.
Os membros do comitê e executivos do mercado também observaram em várias ocasiões que outros países, incluindo o Canadá, permitiram produtos como ETFs de Bitcoin, mesmo com a resistência dos Estados Unidos.
Se um monte de clientes quer comprar um Bitcoin ETF, por que não permitiremos?” perguntou o deputado Bryan Steil (R-WI), que então perguntou a Alesia Haas, CFO da Coinbase, se a empresa havia pedido detalhes à SEC sobre por que a agência disse por que não pode emitir um produto de empréstimo vinculado a stablecoins, tokens atrelados a moedas fiduciárias, como o dólar americano.
“Nós [solicitamos] e ainda não temos clareza sobre por que nosso produto não pode prosseguir”, respondeu Haas.
Alguns democratas no comitê tiveram uma visão mais cética da indústria, com a Rep. Rashida Tlaib (D-MI) perguntando sobre a crescente pegada de carbono da mineração de Bitcoin.
Mas mesmo quando expressaram tais preocupações, os membros democratas elogiaram o potencial das blockchains para fornecer alternativas de baixo custo para o sistema bancário existente.