CTO da Ripple discute se a FTX é um esquema ponzi

Logo após a queda da FTX, o mercado de criptomoedas se voltou para a ideia de que o império construído por Sam Bankman-Fried (SBF) era mais um esquema ponzi. No entanto, David Schwartz, diretor de tecnologia da Ripple Labs, não concorda com essa narrativa. 

FTX foi um esquema ponzi?

Na última sexta-feira (11), SBF entrou com pedido de falência para a FTX e a Alameda Research. Além disso, o empresário abandonou o cargo de CEO da empresa e foi substituído por John J. Ray III.

Segundo as informações levantadas em relação aos registros financeiros da exchange cripto, ela tem um rombo de US$9 bilhões.

Tudo isso contribuiu para que a acusação de a FTX ser um esquema ponzi fosse levada adiante. Inclusive, SBF foi comparado com Bernie Madoff, homem responsável por um dos maiores golpes financeiros do mundo. 

Contudo, o CTO da Ripple apontou que há grandes diferenças entre as duas figuras, mas que no final da história a FTX acabou mesmo sendo um ponzi. 

Schwartz acredita que SBF começou a FTX como um negócio legítimo que, gradualmente, foi se transformando em uma pirâmide financeira. 

Bernie Madoff, por outro lado, começou intencionalmente seu negócio no estilo esquema Ponzi, mas com a esperança de conseguir substituir o mesmo por um negócio legítimo.

Além disso, SBF emprestava dinheiro aos clientes que ele não tinha permissão para fazer. Já Madoff fazia os consumidores perderem dinheiro desde o início.

E a Alameda Research?

A empresa de trading de SBF impactou diretamente na queda da FTX, na visão de Schwartz. O empresário alegou que quando a Alameda começou a perder dinheiro, a FTX começou a se tornar um ponzi. 

“Seu esquema saiu dos trilhos quando Alameda começou a perder dinheiro ou ele só queria que Alameda ganhasse mais dinheiro. Ele colocou um risco enorme e totalmente inadequado na FTX, a princípio possivelmente para torná-lo mais lucrativo, eventualmente na tentativa de mantê-lo à tona”. 

O que está bem claro é que a jornada de glória de SBF foi jogada fora. A pessoa que um dia foi um dos donos de exchanges mais ricos do mercado de criptomoedas, viu sua fortuna, que valia bilhões de dólares, ir a zero.

LEIA MAIS: A crise da FTX é um “presente para os inimigos do Bitcoin”, afirma CEO da Kraken

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

República na Rússia enfrenta crise energética com fazendas de Bitcoin escondidas em cavernas
icon novembro 21, 2024

Rússia proíbe mineração durante o inverno em algumas regiões

Escrito por João Victor
Mais um influencer é acusado de Pump and Dump no mercado de criptomoedas
icon novembro 21, 2024

Mais um influencer é acusado de Pump and Dump no mercado de criptomoedas

Escrito por Sabrina Coin
Brasil e China reforçam parceria com novos acordos em tecnologia, comércio e infraestrutura
icon novembro 20, 2024

Brasil e China reforçam parceria com novos acordos em tecnologia, comércio e infraestrutura

Escrito por Sabrina Coin