A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) está comemorando o seu 48º aniversário. A instituição está organizando um evento sobre tokenização de ativos, Inteligência Artificial e outros assuntos para comemorar a data.
O evento ocorrerá no dia 11 de dezembro no Rio Othon Palace, Rio de Janeiro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: mkcvmbrasil.com.br.
Função da CVM
A CVM é responsável por regular e supervisionar o mercado de valores mobiliários do Brasil. Um valor mobiliário é classificado como um contrato de investimento, sendo emitido por uma empresa, governo ou instituição.
O mercado de valores mobiliários é altamente regulado, sendo necessário autorização para emitir ou fornecer negociação para estes títulos.
A CVM também conta com forte presença na supervisão do mercado de criptomoedas, uma vez que diversos ativos digitais podem ser classificados como valores mobiliários, a depender da interpretação da lei.
Além disso, é a CVM a responsável por aprovar ETFs e outros fundos que oferecem exposição ao mercado de criptomoedas. Notavelmente, a CVM brasileira foi uma das primeiras instituições do mundo a aprovar a negociação de ETFs de Bitcoin e Ether.
Diferente da SEC, instituição que regulamenta o mercado de títulos dos Estados Unidos, a CVM pode ser considerada favorável e moderada em relação à indústria de ativos digitais.
Leia mais: CVM alerta sobre golpes envolvendo pirâmides, forex, e muito mais em nova página