Brian Armstrong, CEO da Coinbase, recentemente comentou sobre o novo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), que será chefiado por Elon Musk e por Vivek Ramaswamy.
A instituição terá como objetivo reduzir os gastos e ineficiências do governo federal dos Estados Unidos, que conta atualmente com mais de US$ 35 trilhões em dívidas.
Armstrong destacou que esta será uma oportunidade única para que o governo equilibrar as contas públicas:
“@DOGE é uma oportunidade única na vida para aumentar a liberdade econômica nos EUA e reduzir o tamanho do governo de volta à saúde.”
Ineficiência das repúblicas
Brian destacou na mesma publicação que os governos democráticos tendem a crescer ao longo do tempo dado os incentivos para gastos e promessas constantes. Para melhorar o alinhamento de incentivos, Brian sugeriu uma legislação que limite os gastos do governo de forma proporcional.
“Os pais fundadores eram gênios, mas (com humildade) podem ter ignorado os incentivos adversos que aumentam o tamanho do governo democrático ao longo do tempo (ganhar eleições prometendo mais coisas grátis).”
“Para tornar isso uma prova do futuro, podemos precisar de uma emenda constitucional que limite os gastos totais do governo (digamos, 10%), ou uma maneira de alinhar incentivos (Buffet sugeriu que um orçamento desequilibrado torna todos os membros do congresso que votam nele inelegíveis para reeleição).”
Outra proposta sugerida é a criação de um fundo soberano que pague dividendos aos cidadãos:
“Um exemplo seria um fundo soberano dos EUA, onde cada cidadão recebe uma parte (talvez as pessoas possam comprar mais se quiserem), e qualquer superávit orçamentário paga um dividendo. Cada cidadão então tem pele no jogo. Talvez o congresso receba uma participação um pouco maior. Quais são as melhores ideias disponíveis para alinhar incentivos à disciplina fiscal em longo prazo?”
Donald Trump e o novo governo assumirão em janeiro de 2025, marcando uma nova era para a história dos Estados Unidos.