Deputados aprovaram segregação patrimonial de corretoras de criptomoedas

Banco Central eleva taxa Selic para 11,25%
Shutterstock

Foi aprovado pela Câmara Federal o Projeto de Lei 4.932/2023 em regime de urgência. O projeto prevê que as corretoras de criptomoedas segregem os fundos dos usuários, de forma a evitar fraudes e erros contábeis.

O projeto surgiu da conclusão da CPI das Pirâmides Financeiras. Além disso, o projeto do Deputado Aureo Ribeiro (SD-RJ) também prevê a proibição da emissão de derivativos sem a autorização da CVM.

O projeto afirma:

“Estabelece a obrigatoriedade de transferência de recursos entre usuários e prestadores de serviços de ativos virtuais por meio de contas de depósito ou de pagamento  individualizadas, dispõe sobre a segregação patrimonial entre prestadores de serviços de ativos virtuais e seus usuários, e proíbe a oferta ou a admissão a negociação ou registro de derivativos por prestadores de serviços de ativos virtuais sem autorização da Comissão de Valores Mobiliários.”

Aureo Ribeiro também é o autor do projeto que regula o mercado de stablecoins. Ao longo dos anos, o deputado esteve diretamente envolvido em legislações relacionadas ao mercado de criptomoedas.

Segregação patrimonial

Ao longo dos anos, diversas corretoras de criptomoedas foram responsáveis por perder o fundo de clientes por motivos variados. A mistura de fundos de clientes com a despesa de corretoras foi uma das causas de insolvência da FTX, que já foi uma das maiores exchanges do mercado.

A FTX alega que utilizou os ativos dos clientes do fundo Alameda Research para pagar pelo acordo de recompra de ações feito com a Binance. Mesmo sendo alertado pela CEO da Alameda na época, o fundador da FTX insistiu na estratégia.

Quando o mercado soube da situação fiscal da FTX, saques em massa começaram a ocorrer, o que levou a falência da instituição. Com consequência, Sam Beckman Fried segue agora cumprindo sua sentença nos Estados Unidos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon março 24, 2025

Pi Network enfrenta novas acusações de golpe; especialistas levantam preocupações

Escrito por Airí Chaves
icon março 26, 2025

Preço do BTC: mineradores voltam a ter lucro após o halving

Escrito por Thiago Barboza
icon março 20, 2025

Ethereum pode superar Bitcoin no próximo rali de alta?

Escrito por Thiago Barboza