Deputados aprovaram segregação patrimonial de corretoras de criptomoedas

Banco Central eleva taxa Selic para 11,25%
Shutterstock

Foi aprovado pela Câmara Federal o Projeto de Lei 4.932/2023 em regime de urgência. O projeto prevê que as corretoras de criptomoedas segregem os fundos dos usuários, de forma a evitar fraudes e erros contábeis.

O projeto surgiu da conclusão da CPI das Pirâmides Financeiras. Além disso, o projeto do Deputado Aureo Ribeiro (SD-RJ) também prevê a proibição da emissão de derivativos sem a autorização da CVM.

O projeto afirma:

“Estabelece a obrigatoriedade de transferência de recursos entre usuários e prestadores de serviços de ativos virtuais por meio de contas de depósito ou de pagamento  individualizadas, dispõe sobre a segregação patrimonial entre prestadores de serviços de ativos virtuais e seus usuários, e proíbe a oferta ou a admissão a negociação ou registro de derivativos por prestadores de serviços de ativos virtuais sem autorização da Comissão de Valores Mobiliários.”

Aureo Ribeiro também é o autor do projeto que regula o mercado de stablecoins. Ao longo dos anos, o deputado esteve diretamente envolvido em legislações relacionadas ao mercado de criptomoedas.

Segregação patrimonial

Ao longo dos anos, diversas corretoras de criptomoedas foram responsáveis por perder o fundo de clientes por motivos variados. A mistura de fundos de clientes com a despesa de corretoras foi uma das causas de insolvência da FTX, que já foi uma das maiores exchanges do mercado.

A FTX alega que utilizou os ativos dos clientes do fundo Alameda Research para pagar pelo acordo de recompra de ações feito com a Binance. Mesmo sendo alertado pela CEO da Alameda na época, o fundador da FTX insistiu na estratégia.

Quando o mercado soube da situação fiscal da FTX, saques em massa começaram a ocorrer, o que levou a falência da instituição. Com consequência, Sam Beckman Fried segue agora cumprindo sua sentença nos Estados Unidos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Plataforma de vídeos considera adicionar bitcoin ao seu balanço
icon novembro 20, 2024

Plataforma de vídeos considera adicionar bitcoin ao seu balanço

Escrito por Sabrina Coin
China
icon novembro 20, 2024

Bitcoin não é proibido na China, destaca tribunal

Escrito por João Victor
Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin