Alexey Pertsev, o desenvolvedor do Tornado Cash, um protocolo de privacidade do Ethereum, continuará detido até sua próxima audiência em 21 de abril, de acordo com uma decisão de um tribunal holandês.
O tribunal de East Brabant, na Holanda, também agendou uma revisão pré-julgamento para 24 de maio, conforme relatado pelo The Block.
Em agosto, as autoridades holandesas prenderam Pertsev poucos dias depois que o Tesouro dos EUA sancionou o Tornado Cash, alegando que o serviço de mixagem de criptomoedas facilitou a lavagem de fundos para cibercriminosos, incluindo um grupo de hackers que o FBI acusa de ter conexões com a Coreia do Norte.
No total, a Tornado Cash está sendo acusada de lavagem de US$ 7 bilhões em fundos, incluindo US$ 455 milhões roubados pelo grupo Lazarus, ligado à Coreia do Norte, alega o FBI.
Tornado Cash é um protocolo de código aberto que defende a privacidade ao misturar e agrupar os criptoativos dos usuários em várias carteiras para ofuscar os fluxos de entrada/saída.
De acordo com o Ministério das Finanças holandês (FIOD), Pertsev é acusado de “ocultar fluxos financeiros criminosos e facilitar a lavagem de dinheiro por meio da mixagem de criptomoedas por meio do serviço descentralizado Ethereum Tornado Cash”.
Até agora, porém, Pertsev não foi formalmente acusado de nenhum crime. Ele está sendo detido por intervalos de 110 dias sob uma disposição da lei holandesa que permite que as pessoas sejam mantidas por tais períodos sem serem formalmente acusadas.
Pertsev teve três recursos rejeitados desde sua prisão, sendo o último negado em novembro de 2022.
Vários desenvolvedores proeminentes defenderam Pertsev online, com vários deles compartilhando links para uma petição, que até agora tem mais de 5.000 assinaturas em apoio.