Desenvolvedores do Bitcoin apresentam solução contra ataques quânticos

Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
Shutterstock

Desenvolvedores do Bitcoin estão trabalhando em uma solução para criar endereços resistentes à computação quântica. Potencialmente, entre 1 e 2 milhões de endereços estariam vulneráveis com o avanço da computação quântica.

Nos primeiros anos da rede Bitcoin, os endereços P2PKH (Pay to Public Key) eram os mais utilizados. Estes endereços são os mais vulneráveis a um ataque de força bruta, por exemplo. Para resolver este problema, novos padrões de endereço resistentes à computação quântica poderiam ser implementados.

Uma publicação compartilhada pelo desenvolvedor Jamerson Loop detalha a necessidade de um novo padrão de endereço para o BTC:

“Propõe-se implementar um tipo de endereço Pay to Quantum Resistant Hash (P2QRH) que utiliza um algoritmo de assinatura criptográfica pós-quântica (PQC)”.

“Esse novo tipo de endereço protege as transações submetidas à mempool e ajuda a preservar o livre mercado, ao reduzir a necessidade de transações privadas e fora da mempool.”

Piora na escalabilidade

Outro ponto levantado na discussão é o tamanho desse novo potencial padrão de endereço. Transações com o padrão proposto seriam cerca de 20 vezes maiores do que transações convencionais.

Isso significa que o Bitcoin potencialmente seria capaz de processar menos transações na camada base. Atualmente, a rede Bitcoin é capaz de processar cerca de 200 milhões de transações por ano.

Portanto, um aumento no tamanho do bloco seria uma possibilidade para o futuro da rede. No entanto, a última tentativa em mudar o tamanho do bloco do Bitcoin resultou na divisão da rede entre BTC e Bitcoin Cash (BCH).

Leia mais: Engenheiros da Meta alertam para perigos da computação quântica para criptomoedas

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon abril 1, 2025

Dólar na corda bamba? CEO da BlackRock aponta Bitcoin como novo ativo de reserva

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 3, 2025

Gigante das stablecoins: Circle oficializa IPO e será listada na bolsa

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 2, 2025

Brasileiros trocam ações por Bitcoin, revela pesquisa da Binance

Escrito por Thiago Barboza