Dicas para proteger seu website e manter seus dados seguros

Invadir um website é motivo de orgulho para muitos hackers. Eles tomam o controle de um site e deixam uma mensagem, algo como uma marca pessoal. Sites de pequeno e médio porte são os alvos favoritos de hackers buscando notoriedade.

Se você é dono de um website desses, é necessário tomar algumas precauções em ordem de manter a segurança das coisas. Separamos aqui neste artigo algumas dicas que vão te ajudar a proteger seu website ao máximo.

Use um bom VPN

Um VPN é um software que permite acessar uma rede pública com a proteção de uma rede privada. Você pode proteger seus dados com um VPN gratuito, mas há versões pagas que são bem interessantes.

O importante sobre o VPN é que ele vai ajudar a manter a sua privacidade. Enquanto você acessa a internet ou alguma outra rede pública, o VPN vai garantir que não há ninguém bisbilhotando os seus dados.

Mantenha o software atualizado

Isso pode parecer um clichê ou uma dica muito batida, mas é verdade. É incrível quantos problemas acontecem simplesmente porque alguém não atualizou o software. O melhor que você pode fazer é deixar as atualizações automáticas ativadas.

As atualizações de software muitas vezes são feitas para corrigir falhas de segurança. Essas falhas podem ser exploradas por hackers se não forem corrigidas a tempo.

Verifique suas senhas

Houve um tempo em que pessoas usavam SENHA como senha de websites, computadores e etc. Não é preciso dizer que isso é ridículo e nunca deve ser imitado. Aqui vamos um passo à frente para dizer que senhas comuns não devem ser utilizadas.

Nada de datas de aniversário, nome de esposa, filho e etc. Use uma senha aleatória no seu website. É ainda melhor se você usar um gerador de senha para isso.

Evite carregamento de arquivos por parte dos usuários

Deixar que os usuários carreguem arquivos para o seu website é uma péssima ideia. Se você precisa receber arquivos dos visitantes do seu site, uma boa ideia é usar o e-mail ou algo do tipo. Hackers podem tentar carregar programas maliciosos para o seu servidor. 

Use HTTPS 

HTTPS é um protocolo de internet que adiciona uma camada extra de segurança para o seu website. Ao acessar grandes plataformas ou sites, como o Facebook ou Instagram, você vai notar que o endereço tem sempre um HTTPS na frente. 

Se as grandes empresas usam esse protocolo para se proteger, você deve fazer o mesmo.

Além disso, já é de conhecimento comum que o Google dá uma pontuação maior para os websites que utilizam o HTTPS. Portanto, você tem uma motivação extra para usar esse protocolo.

Use ferramentas de segurança

Existem centenas de softwares gratuitos e pagos que vão ajudar você a proteger o seu website. Há softwares específicos que protegem sites de falhas e ataques comuns, como injeções de SQL, ataques DDoS e etc.

Você deve instalar alguns desses softwares, pelo menos os gratuitos para garantir uma proteção extra para o seu website.

Proteja-se contra a falha humana

A falha humana é a fraqueza mais explorada por hackers. Existem sistemas quase que perfeitos, o fator humano é o que os enfraquece. Você deve limitar a quantidade de pessoas que tem credenciais de administração no seu website. 

Se possível, que seja apenas você a pessoa que tem o login e a senha do seu website.

Mantenha-se atualizado

Ler este artigo é um sinal de que você está no caminho certo. Mas você precisa entender que a segurança da informação é um campo dinâmico e em constante atualização. Há sempre novas ameaças e novos fraquezas nos sistemas.

O seu trabalho é manter-se atualizado. Leia revistas de informática que dão ênfase em segurança da informação. Nesse tipo de lugar você vai encontrar dicas valiosas que podem garantir a segurança do seu site.

No topo disso, você pode ir além é ler alguns livros sobre o assunto. Há obras que não são muito técnicas e que vão te dar uma noção mais profunda de como proteger seu website.

Considerações finais

Seguindo essas dicas você vai estar com um website muito mais protegido do que a média. Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar com seus conhecidos que podem precisar.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon março 20, 2025

Versão crackeada do TradingView contém trojan que rouba criptomoedas, alerta Malwarebytes

Escrito por Airí Chaves
icon março 17, 2025

Preço do BTC: baleia arrisca tudo e aposta US$ 368 milhões na queda do Bitcoin!

Escrito por Thiago Barboza
icon março 12, 2025

BRICS desafia os EUA! Lula propõe uso de blockchain para pagamentos

Escrito por Thiago Barboza