A Disney, uma das maiores empresas de entretenimento, decidiu adquirir uma participação de US$ 1,5 bilhão na Epic Games, fabricante da conhecida plataforma de jogos Fortnite.
Embora o anúncio tenha evitado a menção da palavra metaverso, ele descreveu este novo produto como um “novo universo persistente” que oferecerá oportunidades para os usuários “jogarem, assistirem, comprarem e interagirem com conteúdo, personagens e histórias da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, Avatar” e outras franquias.
A plataforma se beneficiaria das interações e coexistência com Fortnite, proporcionando um público potencial inicial de cerca de 400 milhões de usuários registrados.
Bob Iger, CEO da Disney, afirmou :
“Isto marca a maior entrada da Disney no mundo dos jogos e oferece oportunidades significativas de crescimento e expansão. Mal podemos esperar para que os fãs experimentem as histórias e os mundos da Disney que amam de maneiras novas e inovadoras.”
O fato de a Disney evitar o termo metaverso pode estar relacionado ao fracasso anterior da empresa no desenvolvimento de sua estratégia de metaverso, comandada pelo ex-CEO Bob Chapek, que recrutou Mike White como vice-presidente sênior de narrativa de próxima geração e experiências de consumo para esta tarefa.
No entanto, estes planos terminaram em abril de 2023, quando as demissões que afetaram 7.000 funcionários resultaram na dissolução de toda a divisão metaverso da empresa.