O criador do falido ecossistema Terra, Do Kwon, afirmou em uma entrevista que é o único responsável pelo colapso do projeto.
O sul-coreano concedeu uma entrevista exclusiva ao repórter Zack Guzman, da plataforma Coinage.
Desde maio deste ano, quando as criptomoedas do Terraform Labs, LUNA e UST entraram em colapso, Kwon não aceitava convites para entrevistá-lo.
No vídeo com a entrevista, disponível apenas para assinantes que detém o NFT do portal, o CEO fala dos problemas que levaram à falência do projeto.
Do Kwon conta que alguns traders venderam US$ 200 milhões em UST dentro de 13 minutos, o que fez o UST perder a paridade com o dólar.
“Eu estava em Singapura. Acordei de manhã e o pool da Curve estava desequilibrado porque alguém havia feito uma negociação muito grande”
“O Twitter estava cheio de especulações sobre o UST. E minha primeira reação foi dizer que isso já aconteceu antes.”
“Falei com algumas pessoas no Twitter, voltei a algumas mensagens do Telegram, mas não tomei muita ação naquele momento”, disse Do Kwon.
O CEO também revelou o sentimento de impotência para conter o colapso.
Segundo Kwon, sua equipe executiva estava voando para Singapura para participar de uma reunião trimestral na sede da Terraform Labs.
Para ele, a ausência dos principais executivos da Terra devido a um compromisso oficial, teve ainda mais impacto sobre o problema.
Porém, o sul-coreano assume toda a culpa pelo que aconteceu afirmando:
“Eu, e somente eu, sou responsável”.
Processos e acusações a Do Kwon
De acordo com o CEO, a Terra não era um esquema de pirâmide. Segundo Kwon, os primeiros investidores foram os mais atingidos pelo crash.
O empresário admitiu que nutria uma confiança “irracional” no seu projeto Terra.
“Nunca pensei no que poderia acontecer comigo se o projeto Terra falhasse.”
Desde o crash das moedas, Kwon enfrenta diversos processos em vários países por conta dos prejuízos causados a investidores.
A saber, os criptoativos LUNA e UST ainda existem, porém foram renomeados para Terra Luna Classic (LUNC) e Terra Classic USD (USTC), respectivamente.
Leia mais: PIX deve ser exportado para outros países