O co-criador da Terra Network, Do Kwon, está tentando recomeçar a blockchain depois que sua stablecoin UST se desvinculou do dólar e provocou o colapso no preço do criptoativo.
Sua proposta mais recente – depois que os usuários do Terra debateram seu plano anterior de redistribuir tokens e abandonar a stablecoin UST – é dividir o blockchain em dois de maneira semelhante ao fork Ethereum Classic.
A proposta foi intitulada de “Terra Ecosystem Revival Plan 2″. O blockchain original e colapsado, o “Terra Classic”, permanecerá no mercado.
Enquanto isso, a nova blockchain lançará 1 bilhão de tokens Luna entre desenvolvedores, detentores de UST e aqueles que detinham ou apostavam Luna ou seus projetos derivados antes do preço da stablecoin ser desvinculada.
A redistribuição incluirá cronogramas de aquisição e bloqueios de tokens para a maior parte do LUNA, ostensivamente para evitar um declínio acentuado dos preços, já que a Terra planeja avançar sem o UST.
A última proposta de Kwon compartilha elementos do plano, proposto na sexta-feira, 13 de maio, e não incluia outra stablecoin sintética.
“Terra é mais do que $UST.” – Disse Kwon.
Em um tweet, Kwon compartilhou que o plano surgiu devido a “interesses concorrentes de várias partes interessadas”.
Sem consenso, desenvolvedores e detentores de UST e LUNA agora podem optar por começar do zero ou continuar com a blockchain quebrada, que permanece pausada enquanto a comunidade decide como seguir em frente.
A stablecoin UST é um ativo subcolateralizado que deve manter a paridade com o dólar americano por meio de uma correlação com a LUNA, o token de governança do Terra.
O preço do UST é mantido sob controle por meio de um método de destruição de token e arbitragem.
Se o preço do UST cair abaixo de US$ 1, os comerciantes podem comprá-lo e trocá-lo por um dólar de LUNA.
“2/ Foi inspirador participar do discurso dinâmico sobre os melhores próximos passos para o Terra. Tomando o feedback da comunidade e propostas ponderadas, gostaria de sugerir o seguinte para o caminho a seguir.”
Esse sistema funcionou enquanto o preço do Bitcoin e da LUNA estavam subindo, mas depois que um protocolo de empréstimo Anchor começou a reduzir as taxas de juros de 20%, havia menos proposta de valor para o LUNA.
Os investidores encerraram a operação e sacaram o dinheiro, levando tanto a UST quanto a LUNA a uma espiral de morte.
Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo