Recentemente, noticiamos que a HBO está trabalhando em um documentário sobre Satoshi Nakamoto, anônimo criador do Bitcoin. De acordo com declarações do diretor, as investigações chegaram a um nome, que será divulgado publicamente.
Mais recentemente, trechos do documentário foram vazados nas redes sociais. Aparentemente, o desenvolvedor Peter Todd será apresentado como principal suspeito de ser Satoshi Nakamoto.
Nas imagens, Todd aparece ironizando as especulações:
“O objetivo é tornar o Bitcoin uma moeda global, e pessoas como vocês sendo distraídas por teorias sem fundamento podem prejudicar esse objetivo”.
“Vai ser muito engraçado quando você colocar isso no documentário e um monte de bitcoiners assistir. Bem, eu não acho que eles ficarão muito felizes com essa conclusão”.
Todd teve sua conta bloqueada no X após compartilhar os trechos do documentário. Isto indica que o vazamento é real.
Peter Todd e o Bitcoin
Peter Todd é um antigo desenvolvedor do Bitcoin, tendo trabalhado em conjunto com Satoshi Nakamoto nos primeiros anos da rede. Peter afirmou nas redes sociais que fez 4 entrevistas com a HBO, e somente na última percebeu do que o documentário se tratava.
Uma das evidências de que Todd seria Satoshi é uma publicação feita pelo desenvolvedor em 2010, onde ele responde a uma pergunta de forma muito técnica. O documentário sugere que Todd esqueceu que estava na sua conta pessoal quando fez o comentário.
O documentário alega:
“Em 2010, Todd, de uma nova conta, responde a Satoshi no fórum Bitcointalk – ele acidentalmente terminou o post de Satoshi de sua conta. Ambas as contas ficaram em silêncio ao mesmo tempo.”
Todd atualmente trabalha em projetos como Dark Wallet e Mastercoin e é ativo no ecossistema de desenvolvimento. Segundo publicação da Binance, Todd vai processar a HBO, alegando que o documentário coloca sua vida em risco.
Leia mais: Série da HBO promete revelar identidade de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin