Domínio do dólar está no fim, afirma banqueiro russo

O executivo-chefe do segundo maior banco da Rússia afirmou que o dólar americano está prestes a perder seu papel de moeda dominante no mundo em meio à valorização do yuan chinês.

Em uma nova entrevista à Reuters, o CEO do VTB Bank, Andrey Kostin, disse que a medida dos Estados Unidos e seus aliados para impedir que a Rússia acesse centenas de bilhões de dólares em ouro e reservas cambiais está levando muitas nações a usar outras moedas além do dólar.

“A longa era histórica do domínio do dólar americano está chegando ao fim. Acho que chegou a hora em que a China removerá gradualmente as restrições monetárias”.

Na China, indivíduos e instituições não podem movimentar dinheiro livremente para dentro ou para fora do país, a menos que sigam regras rígidas de câmbio.

“A China entende que não se tornará a potência econômica número um do mundo se mantiver seu yuan como moeda não conversível.”

O banqueiro russo também diz que é “perigoso” para a China continuar detendo e acumulando dívidas dos EUA.

O bilionário Ray Dalio disse em entrevista à Bloomberg que alguns países hesitam em investir na dívida dos EUA depois de ver como o Ocidente utilizou o dólar para penalizar a Rússia por causa da guerra na Ucrânia. 

De acordo com Dalio, os EUA estão agora em uma crise de dívida, pois ele acredita que o governo terá dificuldades para encontrar compradores para títulos recém-emitidos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza
Como posso prever o preço do Bitcoin?
icon junho 14, 2025

Bitcoin vence a inflação, diz Paul Tudor Jones

Escrito por Thiago Barboza