El Salvador e Lugano assinam acordo para espalhar a adoção do Bitcoin

A embaixadora salvadorenha, Milena Mayorga, anunciou na última sexta-feira (28) que El Salvador e Lugano assinaram um Memorando de Entendimento sobre Cooperação Econômica.

O anúncio foi feito durante o primeiro dia do fórum inaugural da Theter Plan B, em Lugano, na Suiça.

A parceria entre o país latino-americano e a cidade suíça apoiará “iniciativas para impulsionar a adoção de Bitcoin e outras criptomoedas em suas respectivas regiões”. 

Além disso, a mesma visa “promover o intercâmbio de estudantes e talentos entre El Salvador e Lugano”.

El Salvador também abrirá um “escritório Bitcoin” em Lugano para difundir a adoção da criptomoeda na Europa.

Tether por trás do acordo entre El Salvador e Lugano

A Tether, a empresa por trás do maior USDT de stablecoin do mundo, está trabalhando para tornar Lugano um hub de criptomoedas onde as pessoas podem gastar Bitcoin e stablecoins por meio de uma iniciativa chamada “Plan B”.

Milena Mayorga, disse no anúncio: 

“Meus colegas salvadorenhos e eu estamos muito empolgados com a promessa do Bitcoin e estou ansiosa para ver como essa iniciativa ajudará a aumentar o acesso à segurança econômica e à liberdade econômica para todos, um dos principais objetivos do governo do presidente Nayib Bukele.”

El Salvador no ano passado tornou o Bitcoin uma moeda legal, tornando-se o primeiro país do mundo a tomar a iniciativa. 

A lei exige que as empresas aceitem o ativo para pagamento se essas empresas tiverem os meios tecnológicos para fazê-lo.

O líder da nação da América Central, Nayib Bukele, também comprou dezenas de milhões de dólares em criptomoeda, e os entusiastas do Bitcoin se reuniram no país para conferências e para espalhar a adoção.

Mas o governo dos EUA criticou a medida, com legisladores alegando que ela “representava riscos” para o sistema financeiro americano e poderia “enfraquecer a política de sanções dos EUA, capacitando atores malignos como a China e organizações criminosas organizadas”.

E o FMI instou o pequeno país a descartar completamente a ideia por causa dos “grandes riscos para a integridade financeira e do mercado, estabilidade financeira e proteção ao consumidor”.

Vale destacar que a porta-voz do governo de El Salvador não deu mais detalhes sobre o novo acordo com Lugano.

LEIA MAIS: Maior mineradora de Bitcoin do mundo suspende pagamentos

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon julho 7, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Conny Chu
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 10, 2025

Bitcoins Hoje: preço desafia resistência chave perto de US$ 110 mil

Escrito por Thiago Barboza