O governo de El Salvador pode estar planejando lançar um stablecoin baseado em dólar, de acordo com informações de El Faro.
A moeda seria emitida pelo Banco Central, indexada ao valor do dólar dos Estados Unidos e lastreada em reservas de reais em dólares dos Estados Unidos.
Vídeos de reuniões privadas obtidos por El Faro mostram os irmãos do presidente salvadorenho, que não fazem parte do governo, mas frequentemente aconselham o presidente, planejando lançar uma moeda-estável nacional em dólares no próximo ano.
Stablecoin “dólar-colón”
A moeda teria como nome “dólar-colón”. Uma referência à antiga moeda nacional do país que foi substituída pelo dólar americano em 2001.
El Faro informou que um porta-voz do governo disse que os planos foram descartados. Mas afirmou que os planos ainda estão em andamento, citando uma “fonte familiarizada com as negociações”.
Algumas reuniões citadas por El Faro aconteceram depois que o presidente Bukele anunciou que o Bitcoin se tornaria moeda corrente na pequena nação centro-americana.
Altos funcionários do governo, empreiteiros privados e consultores externos compareceram, informou o El Faro.
Os irmãos acrescentaram que gostariam que todas as criptomoedas tivessem curso legal em El Salvador.
“Mas, para que isso aconteça, precisamos de uma infraestrutura governamental à altura do que está por vir”, disse o irmão de Bukele, Ibrajim, de acordo com o El Faro .
El Salvador e o Bitcoin
El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a oferecer curso legal para o Bitcoin. O presidente Bukele anunciou o plano no mês passado na conferência Bitcoin 2021 em Miami.
Mas bancos de investimento como JP Morgan, autoridades americanas e até mesmo o Banco Mundial expressaram preocupação sobre como funcionaria a lei de Bitcoin do país.
O presidente Bukele é muito popular em El Salvador, um país pobre e dominado pelo crime. Mas ele tem recebido criticas pela forma como lidou com os membros de gangues. Bem como seus ataques à imprensa e quando marchou com as tropas para o parlamento para pressionar os legisladores.