O governo de El Salvador possui 4 fontes de renda que geram fluxo de caixa em bitcoin, afirmou o presidente Nayib Bukele no X (Twitter).
O perfil Crypto Rover compartilhou uma publicação apontando que El Salvador possui agora um lucro não realizado de US$ 83 milhões em suas compras de bitcoin, que vem ocorrendo desde 2021.
No entanto, o presidente Nayib Bukele destacou que o valor é na verdade maior, pois o país conta com mais quatro fontes de renda, que estão gerando bitcoin para o governo.
Bukele afirmou:
“+Receita em #BTC do nosso programa de passaporte
+Receita convertendo #BTC em dólares americanos para empresas locais
+#BTC da mineração
+Renda em #BTC de serviços governamentais”.
El Salvador está de fato acumulando bitcoin através de diversas formas. O governo realizou compras sucessivas do principal ativo digital e se comprometeu em adquirir 1 bitcoin por dia por tempo indeterminado.
Além disso, o governo iniciou um programa de mineração há alguns anos. No entanto, não há detalhes sobre quantos bitcoins a atividade vem gerando.
Além disso, o governo lançou um programa de cidadania para investidores dispostos a alocar US$ 1 milhão em bitcoin ou dólar tether no país.
Outra fonte de receita está sendo as conversões de bitcoin em dólares americanos, que estão ocorrendo por meio da plataforma Chivo, desenvolvida pelo governo.
Por fim, a última renda do governo relacionada a prestação de serviços também não foi divulgada. Apesar de não ter sido revelada oficialmente, o governo de El Salvador deve possuir no momento alguns milhares de bitcoin sob posse.
Analistas que acompanham o mercado apontam que El Salvador está com lucro de cerca de 70% em suas compras de bitcoin, devido às recentes valorizações da criptomoeda.