Um mês depois que a lei Bitcoin entrou em vigor no país centro-americano de El Salvador, o interesse na criptomoeda continuou a aumentar, pois uma porcentagem maior de residentes está convertendo seus dólares em BTC.
Em um tweet feito pelo presidente do país, Nayib Bukele, o aplicativo de carteira criptográfica interno de El Salvador – Chivo – relatou cerca de 24.076 remessas, que somam US$3.069.761,05 em um único dia.
Além disso, o presidente Bukele observou que a taxa na qual os salvadorenhos estão convertendo mais de seu dinheiro em dólares em Bitcoin é significativamente mais alta do que a taxa que eles sacam de suas carteiras em mais de 200 caixas eletrônicos Chivo BTC espalhados por todo o país.
Não é uma reivindicação infundada
Sabendo que alguns críticos irão questionar a credibilidade de suas afirmações, o presidente Bukele corajosamente disse aos meios de comunicação para fazer sua pesquisa independente e confirmá-la.
“Qualquer meio de comunicação pode confirmar isso de forma independente visitando os caixas eletrônicos”, disse ele.
No início de sua jornada de adoção do Bitcoin, El Salvador e seu presidente receberam reação dos céticos, que argumentaram que a decisão seria prejudicial para a economia do país.
Um importante economista até criticou o presidente Bukele e chamou a medida de adoção do Bitcoin de “muito estúpida”.
Bitcoin em frente
Apesar da oposição, El Salvador não recuou em sua determinação de tornar o BTC uma moeda com curso legal no país.
Esse aumento no interesse pela criptomoeda é uma indicação clara de uma mudança nos sentimentos de cerca de 70% dos salvadorenhos que inicialmente estavam insatisfeitos com a lei.
Atualmente, a população de El Salvador que usa a carteira Chivo é significativamente maior do que aqueles com contas em bancos locais, promovendo a inclusão financeira.
Além disso, o uso do bitcoin no país abriu muitas oportunidades para os residentes ganharem subsídios em algumas atividades básicas, incluindo descontos na compra de combustível.
Os investidores estrangeiros em El Salvador também se beneficiam da lei, pois não são tributados sobre os ganhos de capital de seus investimentos em Bitcoin.
LEIA MAIS: Cardano cai no ranking de criptomoedas, perdendo o terceiro lugar para Binance Coin