Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, atualmente o homem mais rico do mundo, publicou sobre uma curiosa teoria envolvendo o nome de Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do Bitcoin (BTC).
Ao longo do anos, muitas especulações sobre quem seria Satoshi Nakamoto surgiram, conforme o BTC se tornava uma rede progressivamente mais popular.
Uma das primeiras pessoas a ser identificadas como o criador do Bitcoin foi Satoshi Dorian Nakamoto, um engenheiro que curiosamente já havia trabalhado em redes de pagamento para o governo dos EUA.
Dorian era também vizinho de Hal Finney, a primeira pessoa a realizar uma transação de BTC com o verdadeiro Satoshi.
Diversas outras pessoas foram apontadas como sendo Satoshi, como Nick Szabo, Hal Finney, Adam Back, Len Sassaman e John Nash, mas nenhuma prova concreta foi encontrada, apenas evidências.
Satoshi Nakamoto
Uma outra curiosa teoria sobre o nome de Satoshi, é que este seria uma junção dos nomes Samsung, Toshiba, Nakamichi e Motorola, todas marcas de tecnologia, como apontado por Musk em seu Twitter.
Dessa forma, o verdadeiro Satoshi teria supostamente escolhido este pseudônimo para manter o seu anonimato.
Outra teoria é que Finney teria colocado este nome para fazer uma brincadeira com o seu vizinho, Dorian Nakamoto, que se tornou um rosto importante para a comunidade Bitcoin.
Alguns especulam ainda que as iniciais de Satoshi Nakamoto seriam as iniciais investidas Nick Szabo -NS-.
Szabo é um cientista da computação que vem desenvolvendo trabalhos relacionados a moedas criptográficas desde os anos 90.
O criptógrafo publicou há mais de 20 anos um artigo intitulado Bit Gold, que descrevia como um dinheiro nativo da internet poderia funcionar.
Curiosamente, tanto os trabalhos de Szabo, quanto de Finney, se assemelham muito com o funcionamento do Bitcoin, que certamente foi inspirado por estes autores.
Hal Finney foi ainda mais longe, tendo desenvolvido ainda em 2004 uma rede monetária chamada de RPOW -Provas de Trabalho Reutilizáveis-, mas que era apenas um protótipo.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Lugano, na Suíça, segue El Salvador e adota Bitcoin como moeda legal