De acordo com os especialistas em ETF da Bloomberg, James Seyffart e Eric Balchunas, há 75% de chance de que um ETF à vista de Bitcoin seja lançado até o final de 2023 e 95% de chance de que um seja lançado até o final do próximo ano.
Balchunas afirmou que as chances aumentaram depois que a gestora de ativos digitais Grayscale venceu uma ação judicial contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
No processo, concluído esta semana, um tribunal federal decidiu por unanimidade que a SEC deve reconsiderar sua rejeição ao pedido da Grayscale para lançar um ETF de BTC para evitar arbitrariedades.
Balchunas afirmou:
“James Seyffart e eu estamos aumentando nossas chances para 75% dos ETFs Bitcoin à vista lançados este ano (95% até o final de 24). Embora tenhamos considerado a vitória da Grayscale em nossas probabilidades anteriores de 65%, a unanimidade e a determinação da decisão foram além das expectativas e deixam a SEC com ‘pouca margem de manobra’”.
De acordo com Seyffart, a criação de um ETF baseado no principal criptoativo por mercado é basicamente um “negócio fechado” para 2024.
“Muita gente estava perguntando ontem. Eric e eu avançamos para 75% para o lançamento em 2023 de um ETF Bitcoin à vista e achamos que é quase um acordo fechado que teremos um lançado até o final de 2024.”
A Grayscale processou a SEC em junho de 2022, alegando que a rejeição do órgão regulador de sua oferta para lançar um ETF BTC era discriminatória.