Os ETFs de Bitcoin negociados nos Estados Unidos ultrapassaram a expressiva marca de 1,07 milhão de moedas. Estes ativos são agora avaliados em cerca de US$ 96 bilhões.
Notavelmente, este montante está próximo de alcançar o número de moedas acumuladas por Satoshi Nakamoto nos primeiros anos da rede. Estima-se que Satoshi tenha minerado 1,1 milhão de bitcoins até o momento que desapareceu publicamente.
Cerca de 40% destas moedas são mantidas pelo iShares Bitcoin Trust (IBIT), fundo de Bitcoin da BlackRock.
ETFs de Bitcoin
Um ETF é um fundo negociado em uma bolsa de valores que rastreia o preço de um ou múltiplos ativos. Os ETFs de Bitcoin –aprovados no começo do ano para negociação nos EUA– oferecem uma opção de investimento simplificada.
Por meio dos ETFs, os investidores podem obter exposição ao preço do BTC, sem a necessidade ou possibilidade de realizar a auto custódia. As moedas são mantidas por custodiantes especializadas, como a Coinbase.
Os ETFs estão sendo grandes sucessos comerciais. Estima-se que mais de 1000 instituições financeiras tenham obtido exposição ao Bitcoin através dos fundos.
Algumas grandes instituições realizaram a aquisição de BTC através dos ETFs. O fundo de pensões do Wisconsin realizou uma compra de mais de US$ 150 milhões em bitcoin. Além disso, outros estados dos EUA estão considerando o investimento na criptomoeda.
O Bitcoin segue se estabelecendo como uma reserva de valor confiável para o século XXI. Atualmente, o bitcoin é mantido por grandes empresas de capital aberto e até mesmo por governos.