A aprovação de ETFs spot de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), ocorrida no início deste ano, foi considerada uma grande conquista para o mercado de criptomoedas, após anos de luta por parte dos emissores para introduzir esses produtos. Inclusive, a Grayscale até processou a SEC dos EUA para contestar a rejeição do órgão regulador e acabou saindo vitoriosa. Desde então, bilhões de dólares foram investidos nesses fundos.
Com o sucesso inicial, as empresas estão agora mirando em lançamentos de ETFs spot de XRP e Solana (SOL). No entanto, Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg Intelligence, afirma que “isso não vai acontecer se Kamala Harris ganhar, independentemente do emissor“.
Por outro lado, se Donald Trump vencer, há uma “boa chance” de que mais ETFs spot de criptomoedas sejam aprovados, na visão de Balchunas.
Nate Geraci, presidente do ETF Store, também compartilha dessa perspectiva.
“Parece altamente improvável que uma administração Harris aprove ETFs adicionais de criptomoedas, pelo menos não tão cedo após as eleições”.
As chances de Trump vencer a corrida presidencial, segundo a plataforma de apostas descentralizadas PolyMarket, aumentaram para 62,4%, a mais alta em meses.
O ex-presidente tem conquistado o apoio da comunidade cripto, após adotar uma postura favorável ao setor. Para exemplificar, o bilionário participou da Bitcoin Conference, lançou uma plataforma de finanças descentralizadas (DeFi) e até visitou um bar de BTC em Nova York.
Por outro lado, Harris tem sido bem menos vocal sobre o mercado de criptomoedas, mas já apresentou planos para estabelecer uma estrutura regulatória para a indústria, com foco na população negra, que, segundo sua campanha, é mais propensa a possuir ativos digitais.