Ethereum continua sendo a blockchain preferida dos hackers éticos

Ethereum continua sendo a blockchain preferida dos hackers éticos

Apesar de uma queda no interesse em comparação a 2023, o Ethereum (ETH) mantém sua posição como a blockchain preferida entre hackers éticos, de acordo com um relatório da plataforma de recompensas de bugs e serviços de segurança Immunefi.

O estudo aponta que 87% dos hackers éticos ainda se sentem atraídos pelo ETH, embora esse número tenha caído de 94% no ano passado.

A Polygon (POL), por sua vez, ganhou força e ultrapassou a Solana (SOL), alcançando 59% de interesse, enquanto a rede SOL aumentou sua porcentagem de 32% para 42%, mantendo-se como a quinta rede preferida.

As Layer 2 do Ethereum, Arbitrum e Optimism, também se destacaram, com 47% e 45% de interesse, respectivamente. Outras blockchains, como BNB Chain, Base e Avalanche, também estão no radar, enquanto Near, Polkadot e Fantom perderam popularidade.

O uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) por hackers éticos ainda é limitado, com 58% dos entrevistados afirmando que não incorporam essas tecnologias em suas práticas de segurança.

No entanto, 42% mencionaram o uso de ChatGPT e Codeium para auxiliar na auditoria de contratos inteligentes, enquanto apenas 4% se mostraram confiantes na eficácia dessas ferramentas para identificar vulnerabilidades.

Principais vetores de ataque

O relatório destaca que a falta de validação adequada de entradas se tornou a vulnerabilidade mais comum identificada por hackers éticos, subindo de 9% para 47%.

Essa mudança ocorreu em detrimento dos ataques de reentrada, que caíram para 16%, comparados a 43% em 2023. Erros de cálculo e controles de acesso fracos foram os segundo e terceiro tipos de vulnerabilidades mais frequentes, com 35% e 32%, respectivamente.

Embora 74% dos hackers éticos acreditem que a superfície de ataque no setor cripto esteja aumentando, essa percepção caiu um pouco em relação ao ano anterior. A maioria (88%) também notou melhorias nas medidas de segurança dos projetos, e as maiores ameaças apontadas foram a exploração de vulnerabilidades (63%), phishing e engenharia social (57%) e ameaças internas (47%).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

MicroStrategy e Saylor acertam acordo de US$40 milhões em caso de fraude fiscal
icon novembro 21, 2024

CEO da MicroStrategy vai apresentar estratégia de Bitcoin para executivos da Microsoft

Escrito por João Victor
icon novembro 20, 2024

Carteira atribuída a criador da Shiba Inu detém US$ 2,5 bilhões em SHIB

Escrito por Sabrina Coin
Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF
icon novembro 20, 2024

Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF

Escrito por Sabrina Coin