O Ethereum (ETH) continua enfrentando problemas em sua performance de mercado. Para exemplificar, hoje (16), o par ETH/BTC caiu abaixo do nível de 0,04 BTC pela primeira vez em três anos e meio.
Historicamente, o Ethereum foi considerado o principal concorrente do bitcoin para o título de maior criptomoeda por capitalização de mercado.
Embora as duas criptos atuem em setores completamente diferentes — uma focada em ser um dinheiro digital descentralizado e a outra em ser um grande computador mundial descentralizado —, o crescimento dos dois ativos gerou uma expectativa em torno do “The Flipping”.
As tentativas fracassadas do Ethereum
Em 2017, durante o auge do fenômeno das ofertas iniciais de moedas (ICOs), o Ethereum chegou perto da capitalização do bitcoin. No dia 25 de junho, por exemplo, a principal altcoin contava com um valor de mercado de US$ 28 bilhões, enquanto a capitalização do BTC era de US$ 42 bilhões.
Imagem: CoinMarketCap
No entanto, após essa fase, o Ethereum não conseguiu manter o ímpeto. Em 2018, a criptomoeda quase alcançou o trono do bitcoin novamente, mas sem sucesso em ultrapassá-lo.
A recuperação em 2021, impulsionada pelo entusiasmo em torno das finanças descentralizadas (DeFi) e dos tokens não fungíveis (NFTs), também não foi suficiente para o ETH desbancar o BTC, e o cenário atual mostra que o sonho do The Flipping está cada vez mais distante.
De acordo com Alex Thorn, chefe de pesquisa da Galaxy Digital, o par ETH/BTC caiu 53% desde a atualização “The Merge“, que ocorreu em setembro de 2022 e marcou a transição do Ethereum de proof-of-work (PoW) para proof-of-stake (PoS).
Além disso, a criptomoeda enfrentou novos obstáculos com a frustração em relação aos ETFs spot, que resultaram em grandes saídas de capital do mercado.
Segundo Tuur Demeester, maximalista do Bitcoin, o preço do Ethereum poderia cair para 0,03 BTC, uma correção adicional de 25% em relação aos níveis atuais.