Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin

Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin
Pixabay

Enquanto o bitcoin (BTC) não para de atingir novos recordes, o Ethereum (ETH) não para de decepcionar. A principal altcoin do mercado teve um péssimo desempenho este ano, com o índice ETH/BTC registrando sua menor taxa desde março de 2021.

Apesar de uma leve recuperação para 0,34 após uma queda de 1,54% no dia, a relação ainda aponta para a força dominante do bitcoin sobre o Ethereum.

Competição cada vez mais pesada

Ao comentar esse momento do ETH, o analista Steven Zheng disse que a plataforma de contratos inteligentes está em um momento delicado, competindo tanto com o bitcoin, como reserva de valor, quanto com a Solana (SOL), que vem ganhando força no mercado de DeFi.

“Os investidores estão incertos sobre a proposta de valor do Ethereum no curto prazo, considerando a ascensão da Solana em métricas importantes como taxas de transação e volume em exchanges descentralizadas”.

A rede da SOL tem se destacado com a emissão de memecoins, que representam 94% dos novos tokens lançados em DEXs, superando o Ethereum em diversos aspectos operacionais.

Assombro da regulação no mercado do ETH

Já Rachael Lucas, analista da BTCMarkets, atribuiu o desempenho morno do Ethereum às especulações sobre sua possível classificação como valor mobiliário nos Estados Unidos.

Para Lucas, o ETH pode se recuperar caso o sentimento do mercado melhore, seja por avanços técnicos ou pelo aumento do interesse em seus casos de uso.

O longo prazo ainda é positivo

Peter Chung, chefe de pesquisa da Presto Research, destacou que o momento desfavorável do Ethereum não necessariamente se estenderá no longo prazo. Ele apontou que a administração Trump pode criar um ambiente receptivo à inovação cripto, possibilitando a expansão de projetos Web3 em várias blockchains.

“Ainda estamos nos estágios iniciais da indústria blockchain, e subestimar o Ethereum seria precipitado, considerando o sucesso da comunidade ao longo dos anos”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

China
icon novembro 20, 2024

Bitcoin não é proibido na China, destaca tribunal

Escrito por João Victor
Coinbase retira Wrapped Bitcoin (WBTC) de sua plataforma
icon novembro 19, 2024

Coinbase retira Wrapped Bitcoin (WBTC) de sua plataforma

Escrito por Sabrina Coin
Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin