Ethereum hoje demonstra um vigoroso impulso de alta no gráfico de uma hora, rompendo a resistência de US$ 1.600 e testando a marca de US$ 1.630. Enquanto o preço do ETH ensaia novos patamares, uma perspectiva fascinante emerge do mundo da tecnologia. Um ex-desenvolvedor do Ethereum acredita que a blockchain tem um papel crucial a desempenhar na descentralização da inteligência artificial (IA). Um setor dominado por gigantes da tecnologia.
Foco em IA pode catalisar a próximo alta do Ethereum?
Eric Connor afirmou recentemente que existe uma “enorme oportunidade” para o Ethereum se tornar um parceiro descentralizado na solução dos problemas das plataformas de IA. Segundo Connor, a IA, apesar de seu rápido avanço e potencial, é “importunada por modelos de caixa preta, silos de dados centralizados e armadilhas de privacidade”.
É nesse cenário que o Ethereum, com suas características únicas, pode brilhar. Connor deixou a comunidade Ethereum em janeiro para se dedicar aos seus interesses em IA.
Além disso, o desenvolvedor argumenta que o Ethereum oferece transparência por meio de contratos inteligentes verificáveis. Além de descentralização contra os monopólios das Big Tech, incentivos alinhados por meio de economias de tokens e infraestrutura de micropagamentos integrada.
Portanto, os contratos inteligentes podem fornecer registros transparentes dos processos de treinamento de modelos de IA e das fontes de dados. Assim, abordando o problema da “caixa preta” que assola o setor.
Embora Connor reconheça que os principais players de IA possam resistir a modelos abertos, pois lucram com o sigilo e o controle, ele acredita que a demanda por transparência, justiça e segurança só tende a crescer. Nesse cenário, portanto, o Ethereum “oferece um caminho alternativo”.
- Utilize o OKX código de convite e receba bônus no cadastro para investir em criptomeodas.
“O Ethereum já possui o ethos com abertura, colaboração e minimização de confiança – coisas que a IA ética e responsável precisa”, declarou Connor. Assim, ele acredita que, ao construir proativamente as ferramentas, a pesquisa e os casos de uso no mundo real, o Ethereum pode dar aos desenvolvedores de IA um motivo para adotar abordagens descentralizadas. O que poderia levar, afinal, a uma adoção mainstream muito além das finanças.
Rede pode ter papel fundamental na descentralização de IA
Essa visão é compartilhada por Zain Jaffer, cofundador da Vungle, afirmando anteriormente que a próxima fronteira para as criptomoedas será a descentralização da IA.
O próprio blog do Ethereum também destacou a importância da plataforma para o desenvolvimento de agentes de IA. Programas de software que usam inteligência artificial para realizar tarefas de forma autônoma, tomar decisões, aprender com dados e se adaptar a mudanças.
O Ethereum oferece vantagens significativas para esses agentes, incluindo acesso a dados de blockchain transparentes e em tempo real, verdadeira propriedade de ativos digitais e a capacidade de executar transações e interagir com contratos inteligentes. Projetos como Luna, AIXBT e Botto já demonstram o potencial dessa integração.
Enquanto isso, o preço do Ethereum hoje busca consolidar sua alta, a possibilidade de a blockchain se tornar a chave para descentralizar a IA abre um novo e promissor horizonte para o futuro da rede.