Etiópia aumenta estrutura para mineração de Bitcoin

Mineradoras de Bitcoin

No começo do ano, o governo da Etiópia anunciou um projeto para começar a minerar Bitcoin. Agora, o governo expandiu sua operação para 600 megawatts, de acordo com Ethan Vera, cofundador e CEO da mineradora de Bitcoin Luxor. 

O governo do país firmou parceria com 21 mineradoras chinesas, que estão utilizando os recursos elétricos ociosos do país.

Evan foi até a Etiópia e visitou as 12 instalações de mineração. O executivo constatou que as operações estão utilizando máquinas de poder intermediário, como o S19J Pro e A1346, que são eficientes em termos energéticos.

Eletricidade ociosa

A principal hidrelétrica da Etiópia é responsável pela produção de 4.9 gigawatts. No entanto, apenas 5% da produção elétrica é consumida pela população. Isto ocorre pois o país não foi capaz construir infraestrutura para levar eletricidade para toda população.

Estima-se que 50% da população do país não tenha acesso a eletricidade. Com a mineração, o país contará com uma nova fonte de renda, que poderá ser utilizada para financiar a construção elétrica necessária.

Por ser uma atividade altamente competitiva, a mineração é realizada em locais onde a eletricidade é abundante. Neste contexto, a Etiópia pode se tornar um grande centro para a mineração da criptomoeda.

Leia mais: Governo de Etiópia vai investir US$ 250 milhões na mineração de Bitcoin

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin Core 30.0: o salto do OP_RETURN!

Escrito por Thiago Barboza