Durante um evento de apoio ao presidente Donald Trump, Elon Musk afirmou que os Estados Unidos enfrentam agora uma “emergência financeira”. Isto, por sua vez, só pode ser resolvido através de cortes massivos nos gastos do governo.
Musk apontou que gastos do governo que excedem a arrecadação de impostos são pagos através da inflação:
“A realidade é que todos os gastos do governo são, na verdade, impostos. Às vezes, as pessoas pensam que parte disso é imposto e parte não, mas é tudo imposto, porque a parte que não é coberta pela receita tributária se torna inflação. Então, ou você é taxado diretamente ou é taxado pela inflação, mas com certeza é taxado. E então todos os gastos do governo são impostos”
Para resolver este problema, Musk apontou que “é necessário ter reduções de custos bastante radicais”.
“Então, temos que reduzir os gastos do governo em geral. Isso será imposto a nós no futuro porque já apenas os pagamentos de juros sobre a dívida são 23% de toda a receita tributária federal. Apenas os pagamentos de juros. Os pagamentos de juros agora excedem o orçamento do Departamento de Defesa, que é de um trilhão de dólares por ano. Isso é muito dinheiro.”
Musk no governo Trump
Donald Trump convidou Elon Musk a assumir um órgão destinado ao corte de gastos no governo federal, caso seja eleito. Musk, por sua vez, aceitou a oferta.
O bilionário comentou novamente sobre o futuro Departamento de Eficiência:
“E se o Departamento de Eficiência do Governo acontecer, nós queremos ser muito abertos e transparentes e deixar claro: Isso é o que estamos fazendo, aqui estão os problemas, essa é a matemática do que está sendo gasto, e vamos tornar os gastos mais baixos, e se alguém tiver uma ideia melhor de como tornar os gastos mais baixos, nos avise; mas se não, vamos falir o país, e precisamos fazer algo.”
Leia mais: Elon Musk compartilha vídeo de economista que previu criação do Bitcoin