O economista Peter Schiff compartilhou alguns alertas sobre a economia global e a crescente inflação em todo o mundo em uma entrevista no programa USAWatchdog, publicado no sábado.
Citando dados econômicos recentes, incluindo o índice de preços ao consumidor que subiu 0,6% em janeiro, Schiff afirmou:
“Os meses de inflação em declínio estão para trás. E agora vamos ver uma inflação acelerada medida por esses índices do governo.”
Afirmando que a luta contra a inflação do banco central foi completamente ineficaz, o economista opinou:
“Se o Fed levar a sério o combate à inflação, o que não acredito, mas se for sério, terá de lutar muito mais do que tem feito. As taxas precisam subir muito mais do que se pensa.”
Schiff enfatizou que o governo federal precisa controlar seu problema de gastos:
“Precisamos de cortes significativos nos gastos do governo. O governo não pode simplesmente dar dinheiro para as pessoas gastarem, porque é isso que está elevando esses preços.”
Schiff previu que, em última análise, o banco central vai desistir em sua luta contra a inflação:
“Porque vai lutar contra algo que teme ainda mais, que é um colapso econômico completo, outra crise financeira ou uma crise da dívida soberana.”
Ele também alertou que o Fed pode até mesmo forçar o governo dos EUA a considerar cortes legítimos na Previdência Social e no Medicare “em vez de apenas cortá-los ilegitimamente, criando inflação”.
Leia mais: 20% dos americanos adultos possuem cripto, revela pesquisa