Ex-presidente da SEC comenta sobre aprovação de ETF de Bitcoin

Em uma entrevista recente à CNBC, o ex-presidente da SEC, Jay Clayton, compartilhou sua perspectiva sobre o cenário regulatório em evolução para os ETFs de Bitcoin, destacando as mudanças significativas que ele testemunhou nas atitudes do mercado em relação à criptomoeda desde sua gestão. 

“Este é um varejo offshore, nada perto do que eu diria que é o núcleo de nossos mercados financeiros”, disse Clayton sobre os primeiros dias do Bitcoin. 

Ele observou que inicialmente estava cético em relação ao mercado de Bitcoin devido a preocupações com práticas como lavagem de negócios e manipulação de mercado. 

No entanto, Clayton reconheceu os avanços impressionantes que a indústria fez, principalmente no campo do investimento institucional. Empresas com grande reputação no mercado agora estão adotando o Bitcoin, indicativo da crescente confiança nas proteções regulatórias e capacidades de negociação do setor de criptomoedas. 

“O fato de termos essas instituições que conhecem os mercados melhor do que ninguém e dizem que vamos colocar nossa reputação por trás disso, acho isso bastante notável”, disse Clayton.

Sobre o assunto dos ETFs de Bitcoin, Clayton disse que achava que seria “difícil resistir” à aprovação de um ETF de Bitcoin se as salvaguardas regulatórias estivessem em vigor, refletindo as do mercado futuro. 

“O que as instituições estão argumentando é que essas distinções desapareceram e agora o produto à vista é menos arrastado, mais eficiente para os investidores”, explicou. No entanto, Clayton alertou que essas mudanças podem não acontecer rapidamente, observando o rigor necessário do processo regulatório. 

Como presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, o ex-executivo é mais conhecido por entrar com uma ação contra a Ripple Labs Inc., seu cofundador Chris Larsen e o CEO Brad Garlinghouse em dezembro de 2020.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza