O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, colocou seu peso em torno das criptomoedas, destruindo-as como uma escolha de investimento sobre o que ele chamou de um “desastre potencial à espera de acontecer”.
Em uma entrevista ao vivo na noite desta terça-feira (31) com a Fox, o 45º presidente afirmou que ele baixou os seus investimentos globais e culpou o atual governo de Biden para dissuadir com os cortes de impostos que tinha introduzido durante o seu mandato, levando a um influxo maciço de investidores estrangeiros nos EUA.
Criptomoedas não são sua preferência
Questionado se ele se interessou por criptomoedas ou Bitcoin, o ex-presidente respondeu que “não era um grande fã”, apontando que as criptomoedas certamente eram algo que a maioria dos cidadãos americanos não conhecia muito.
“Eu não. Gosto da moeda dos Estados Unidos. Acho que os outros são potencialmente um desastre esperando para acontecer. Sinto que isso prejudica a moeda dos Estados Unidos. Acho que devemos investir em nossa moeda. Podem ser falsos – quem sabe o que são”.
Esta não é a primeira vez que Trump critica as criptomoedas. Em ocasiões anteriores, ele expressou seu desprezo por essa tecnologia, muitas vezes ficando do lado do dólar.
No início de junho, ele fez uma declaração: “Bitcoin, parece uma farsa – não gosto porque é outra moeda competindo com o dólar”, acrescentando que queria que o dólar se tornasse a moeda global.
Em 2019, ele fez mais uma birra com as criptomoedas, dizendo que elas tinham uma volatilidade muito alta e eram baseadas no ar. Ele alertou que os cripto-ativos não regulamentados podem facilitar o comportamento ilegal, incluindo o tráfico de drogas e outras atividades ilegais.
Ele criticou particularmente a moeda virtual do Facebook, Diem (anteriormente Libra), apontando que se o Facebook e outras empresas que desenvolvem moedas virtuais quisessem se tornar bancos, teriam que buscar cartas bancárias e se sujeitar a todas as regulamentações bancárias.
A maioria dos investidores bilionários ainda hesitam
Os comentários de Trump vêm mesmo enquanto uma longa linha de investidores bilionários da “velha escola” permanece apreensiva sobre criptomoedas, muitas vezes optando por manter ouro e outras redes de segurança tradicionais, como títulos e ações.
Recentemente, o gerente de fundos de hedge bilionário John Paulson, da Paulson & Co, atenuou as criptomoedas, afirmando que elas não têm valor intrínseco e acabarão se revelando inúteis.
O investidor mais famoso do mundo, Warren Buffett, da Berkshire Hathaway, também manteve anteriormente seu desdém pelas criptomoedas, afirmando que elas são apenas uma miragem e não passam no teste de uma moeda.
Outros investidores bilionários, como George Soros e Oystein Stray Spetalen, que têm sido grandes críticos das criptomoedas, mudaram de tom e declararam sua aprovação investindo em vários fundos e ativos criptográficos.
LEIA MAIS: Cardano lançará estágio final de testes para contratos inteligentes amanhã