Criptobanco Nexo retorna aos EUA após dois anos

A plataforma de empréstimos em criptomoedas Nexo, anteriormente líder de mercado no setor, está retornando ao mercado americano, cerca de dois anos após encerrar seus serviços para clientes americanos devido à análise regulatória de seu Produto Earn Interest.

A empresa, que oferece taxas de economia entre 7% e 15% nas principais criptomoedas e stablecoins atreladas à moeda, revelou seu retorno durante um evento comercial à portas fechadas.

Empresa de empréstimos em criptomoedas retorna aos EUA pró-cripto do presidente Trump

Em um recente evento de negócios a portas fechadas, a Nexo anunciou seus planos de reintroduzir contas poupança em criptomoedas, empréstimos lastreados em ativos e outras ofertas para clientes de varejo e institucionais.

A empresa sediada em Zug deixou o mercado dos EUA em 2022, enquanto outros credores centralizados, como BlockFi, Celsius e Voyager, começaram a declarar falência. Embora a Nexo não tenha sido atingida por problemas de insolvência, ela ganhou atenção do governo Biden e da SEC de Gary Gensler.

No final de 2022, em resposta às investigações dos reguladores, a Nexo começou a interromper o acesso ao seu Produto de Rendimento de Juros em vários estados americanos.

Seu Produto de Rendimento de Juros é amplamente utilizado em todo o mundo. Oferecendo, assim, entre 7% e 15% de APY em ativos digitais. Atualmente, oferece 7% em BTC, 8% em ETH, 16% em USDT e 15% em GBPx, por exemplo.

Nexo encerrou atividades nos EUA após escrutínio da SEC

Na época, agências como o Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) e a SEC acusaram a Nexo de não registrar a oferta de seu produto Earn para clientes de varejo.

A empresa de empréstimos com criptomoedas encerrou oficialmente todas as suas operações nos EUA em dezembro de 2022. Logo após, em janeiro de 2023, concordou com um acordo de US$ 45 milhões sem admitir qualquer irregularidade.

O momento em que a Nexo planeja retornar aos EUA não é mera coincidência. A saída de Gary Gensler da SEC, substituído pelo pró-criptomoedas Paul Atkins, sinalizou uma mudança na supervisão das criptomoedas.

Portanto, como resultado, houve um distanciamento do estilo de ação coercitiva e da incerteza regulatória adotados pelo ex-Gensler. O governo Trump deixou claras suas intenções de reduzir a hostilidade regulatória em relação às criptomoedas. Além de afirmar que deseja tornar os EUA um polo líder em inovação de criptomoedas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Kraken expande suas operações na Austrália com lançamento de derivativos de criptomoedas licenciados
icon novembro 4, 2024

Kraken expande suas operações na Austrália com lançamento de derivativos de criptomoedas licenciados

Escrito por Sabrina Coin
icon maio 9, 2025

Coinbase anuncia compra bilionária da Deribit

Escrito por Thiago Barboza
Coinbase Wallet lançará solução de criptomoeda para competir com o PayPal
icon novembro 14, 2024

Coinbase Wallet lançará solução de criptomoeda para competir com o PayPal

Escrito por Sabrina Coin