O Expobank, instituição com sede na Rússia, está começando a oferecer para clientes o acesso ao mercado de pedras preciosas por meio da tecnologia de tokenização de ativos.
A instituição emitiu 5 mil tokens lastreados em um diamante de 3 quilates avaliado em US$ 97.500. Dessa forma, cada token terá uma avaliação de cerca de US$ 20.
Os criptoativos, que serão emitidos através da rede Multichain, facilitarão o acesso ao mercado de pedras preciosas para investidores de pequeno porte.
Tokenização de ativos
A tokenização é o processo de registrar ativos financeiros e bens em uma rede blockchain. Dessa forma, é possível custodiar e transferir estes tokens de forma semelhante a criptomoedas convencionais, como bitcoin e bitcoin cash.
A tokenização tem o potencial de tornar os mercados financeiros mais eficientes por meio da redução de custos e aumento geral da liquidez.
Conforme destaca o DZ Bank, o uso da tecnologia blockchain vai potencialmente modificar os mercados financeiros nos próximos anos:
“Presumimos que nos próximos 10 anos, uma proporção significativa dos negócios do mercado de capitais será processada através de infraestruturas baseadas em tecnologia de contabilidade distribuída (DLT)”.