Enquanto os tokens não fungíveis (NFTs) continuam a ganhar força e destaque no mercado, os projetos de fan tokens ganham impulso e alcançam grandes picos.
Para quem ainda não conhece, os fan tokens são protocolos nos quais permitem que seus detentores participem da governança de suas franquias esportivas favoritas. Em troca, os investidores recebem NFTs e outras recompensas exclusivas.
Mas vamos para o destaque do momento: o rally dos fan tokens. Nas últimas 24 horas o FC Barcelona Fan Token (BAR), AS Roma Fan Token (ASR) e Atlético de Madrid Fan Token (ATM) dispararam. Todos estes são fan tokens fazem parte do protocolo Chilliz (CHZ).
O motivo da alta? Três motivos apontam para este impulso: a parceria entre a Socios.com e a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), uma maior atenção ao futebol graças as partidas eliminatórias da Copa do Mundo e a popularidade dos NFTs combinada ao esporte.
Mais sobre a parceria com a UEFA
A UEFA, entidade que rege o futebol europeu, e a Socios.com, um protocolo focado na criação de fan tokens, é uma das maiores causas desse rally.
A parceria, que se estenderá até 2024, estabelece a Socios.com como patrocinadora regional da Liga dos Campeões. Ou seja, a competição mais conhecida da UEFA.
Em um post feito no Twitter, a Socios.com comentou:
“Uma nova era
Temos o prazer de anunciar que os Fan Tokens das Competições de Clubes da UEFA estão a chegar ao App Socios.
Os Fan Tokens estarão disponíveis gratuitamente exclusivamente para os detentores de Fan Tokens de clubes participantes da @ChampionsLeague, @EuropaLeague e @europacnfleague.#BeMoreThanAFan”.
Agora, com a parceria, os fan tokens serão disponibilizados gratuitamente para os titulares de clubes participantes da Liga dos Campeões, assim como da Liga Europa e da Liga Europa Conference.
Além disso, aqueles torcedores que já possuem fan tokens, tem a oportunidade de ganhar experiências VIP ou NFTs grátis, distribuídos durante os jogos ao vivo.
Os jogos estão acontecendo e os fan tokens subindo
A segunda razão citada para a valorização atual dos fan tokens é a fase de decisão do futebol europeu e as grandes expectativas para a Copa do Mundo. A mesma está programada para começar em 21 de novembro de 2022.
A temporada do futebol europeu, geralmente, acontece de agosto a maio. Portanto, a temporada está em sua reta final, com equipes e torcedores totalmente mobilizados.
Então, com tamanho entusiasmo neste quesito e as partidas eliminatórias da Copa do Mundo já acontecendo, tudo se impulsiona. Afinal, o futebol é o esporte mais popular do planeta.
E os NFTs?
Por fim, o terceiro quesito que ajudou a garantir um disparo de dois dígitos dos tokens é a popularidade dos NFTs. Estes continuam ganhando força à medida que novos casos de uso surgem.
Os colecionáveis relacionados ao mundo dos esportes são marca registrada no mercado. De cartões a equipamentos de jogo autografados, um grande arsenal. Assim, conforme a tecnologia digital continua a se integrar na vida de todas, a marca do mundo dos colecionáveis continua a crescer.
Agora, os detentores destes tokens podem receber NFTs criados em tempo real durante as partidas ao vivo, em quantidade extremamente limitada. Ou seja, uma forma rara, nunca antes vista, de ir além com os NFTs.