FBI prende desenvolvedor da Ethereum por conspirar com a Coréia do Norte

virgil griffith ethereum programador eua coréia do norte lavagem de dinheiro eth

Virgil Griffith, desenvolvedor da Ethereum, foi preso pelo FBI ao viajar para a Coréia do Norte. Segundo as autoridades, o especialista teria fornecido ao governo de Kim Jong-un informações sobre lavagem de dinheiro por meio das criptomoedas e blockchain.

O programador norte-americano de 36 anos, também conhecido como Romanpoet, teria viajado ao país para realizar apresentações que, segundo as autoridades dos EUA, continham “informações altamente técnica” sobre as tecnologias mencionadas.

Sobre a prisão realizada na quinta-feira (28), William F. Sweeney Jr., diretor-encarregado assistente do FBI, disse que Griffith sabia que estava agindo contra a lei. Ele acrescentou:

“Não podemos permitir que ninguém evite sanções, porque as consequências da Coréia do Norte obtendo financiamento, tecnologia e informações para aumentar seu desejo de construir armas nucleares colocam o mundo em risco”, afirmou. “É ainda mais notório que um cidadão dos EUA supostamente tenha escolhido ajudar nosso adversário.”

Embora o membro da Ethereum Foundation tenha sido preso nesta semana, a viagem, segundo as autoridades, aconteceu em abril.

A legislação dos EUA proíbe a viagem de um cidadão do país para a Coréia do Norte, tendo este que pedir autorização junto ao Departamento de Justiça primeiro.

Griffith tentou obter a liberação para participar do evento intitulado “Pyongyang Blockchain and Cryptocurrency Conference“, contudo, o governo negou e ele foi mesmo assim.

O governo norte-americano, por sua vez, entendeu a atitude como uma ameaça à sua soberania:

“Apesar de receber avisos para não ir, Griffith supostamente viajou para um dos principais adversários dos Estados Unidos, a Coréia do Norte, onde ensinou seu público a usar a tecnologia blockchain para evitar sanções”, disse o procurador John Demers.

No comunicado publicado pela Justiça dos EUA na sexta-feira (29), consta que o desenvolvedor poderá ser enquadrado como conspirador ao violar a diretriz IEEPA, que determina que os cidadãos norte-americanos evitem a Coréia do Norte.

Caso seja considerado culpado, Griffith pode pegar até 20 anos de prisão.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon janeiro 2, 2025

AI16z avalia lançar blockchain focada em IA e alterar o tokenomics

Escrito por Thiago Barboza
Banco Central estuda taxação de remessas em stablecoins
icon dezembro 31, 2024

Banco Central estuda taxação de remessas em stablecoins

Escrito por Thiago Barboza
Por que as 3 principais criptos deste ciclo estão em queda hoje?
icon janeiro 6, 2025

Por que as 3 principais criptos deste ciclo estão em alta hoje, 06/01/2025?

Escrito por Thiago Barboza