O Federal Reserve dos EUA (Fed) deve lançar, entre maio e junho de 2023, o “FedNow”.
O serviço visa permitir que empresas, indivíduos e instituições enviem pagamentos instantaneamente, garantindo os mesmos serviços que criptomoedas e a CBDC podem oferecer.
De acordo com um anúncio publicado na última segunda-feira (29), a fase de testes técnicos do serviço deve começar no próximo mês antes do lançamento oficial em 2023.
O que o Fed planeja?
Aprovado pelo Fed em 2019, o FedNow busca tornar os pagamentos nos EUA mais modernos. Ou seja, pretende substituir a rede de pagamentos em tempo real (RTP) existente.
Assim que o serviço estiver ativo, os usuários podem enviar e receber valores de forma instantânea e a qualquer hora do dia, dando-lhes maior flexibilidade para gerenciar seu dinheiro e fazer pagamentos urgentes.
“O Serviço FedNow transformará a forma como os pagamentos diários são feitos em toda a economia, trazendo ganhos substanciais para famílias e empresas por meio da capacidade de enviar pagamentos instantâneos a qualquer hora em qualquer dia, e os fundos sendo imediatamente disponíveis para os destinatários fazerem outros pagamentos ou gerenciar o fluxo de caixa com eficiência.”, disse Lael Brainard, vice-presidente do Conselho do Federal Reserve.
Conforme o anúncio, o acesso ao serviço será fornecido através da “rede FedLine” do Federal Reserve, uma solução projetada para facilitar os pagamentos eletrônicos de forma eficiente, segura e protegida.
Mais de 120 organizações e bancos já estão testando a fase piloto do projeto.
Mais uma atitude do Fed para parar as criptomoedas?
A introdução do serviço pode, no entanto, impedir o lançamento do CBDC que está em andamento e visa ter os mesmos objetivos.
Na semana passada, a governadora do Fed, Michelle W. Bowman, afirmou que esperava que o FedNow abordasse as questões que foram levantadas sobre a necessidade de um CBDC.
Ela, no entanto, sugeriu que o banco também poderia seguir o caminho da CBDC assim que estivesse satisfeito com seus princípios de design, custos e benefícios, conforme estabelecido em um documento de discussão no início deste ano.
Algumas pessoas também estão apontando que o serviço provavelmente alienará ainda mais as inovações cripto e derrubará o uso de criptomoedas privadas em transações, à medida que os usuários recorrem a um serviço “mais seguro” apoiado pela reserva do Fed.
No entanto, alguns profissionais do setor acreditam que o Fed pode ter que esperar anos antes que empresas e consumidores possam adotar totalmente o FedNow, observando que o serviço é uma atualização atrasada da infraestrutura de pagamentos ultrapassada dos EUA.
Além disso, os impactos dos serviços provavelmente não devastarão a indústria de criptomoedas, pois os pagamentos sob o serviço serão limitados nos EUA.
LEIA MAIS: Investidores de criptomoedas são um tipo não muito desejado, afirmam mulheres