A Franklin Templeton anunciou que seu fundo de títulos públicos tokenizados, Franklin OnChain U.S. Government Money Fund (FOBXX), agora também está disponível na blockchain Aptos.
O FOBXX é um fundo regulamentado que segue as diretrizes do Ato de Investimento de 1940, sendo composto por, no mínimo, 99,5% de ativos atrelados a títulos do governo dos EUA. A adição da Aptos marca a quinta blockchain integrada ao produto, que já inclui Avalanche, Arbitrum, Stellar e Polygon.
O fundo, lançado em 2021, foi o primeiro mútuo registrado nos EUA a adotar a tecnologia blockchain. Inicialmente, utilizava a rede Stellar para tokenizar suas ações, representadas pelo token BENJI.
Ele permite que investidores adquiram títulos públicos dos EUA, dinheiro em caixa e acordos de recompra, com a opção de armazenar suas participações em carteiras digitais via o aplicativo Benji Investments.
Com mais de US$ 435 milhões em ativos sob gestão, o FOBXX se consolidou como o segundo maior fundo tokenizado do mundo, de acordo com o site rwa.xyz.
A escolha da Aptos
Segundo Roger Bayston, chefe de ativos digitais da Franklin Templeton, a decisão de integrar o fundo à blockchain Aptos está alinhada com a compatibilidade da rede com o sistema Benji, plataforma blockchain da empresa.
“A rede Aptos possui características únicas que atendem aos nossos rigorosos padrões de adequação para o uso no Benji”, explicou Bayston.
Lançada em outubro de 2022, a Aptos tem mostrado um rápido crescimento no mercado de criptomoedas, figurando entre os 25 maiores ativos digitais em valor de mercado, de acordo com dados do CoinMarketCap.
Além disso, a rede conta com um volume diário de transações que ultrapassa os 3 milhões, e seu valor total bloqueado (TVL) em atividades DeFi superou a marca de US$ 545 milhões.