A Cartwright, uma empresa de investimentos especializada em fundos de pensão, anunciou que ajudou um fundo a realizar a aquisição de Bitcoin (BTC). Apesar de não ter revelado o nome da instituição, fontes apontam para uma alocação de 2-3% para um fundo de £ 50 milhões.
Gleen Cameron, head de ativos digitais da Cartwright, comentou sobre a aquisição. Segundo o analista, a alocação foi conservadora, mas conta com um grande potencial de valorização:
“A lógica é que se trata de uma oportunidade de investimento assimétrica. Se você investir 2%, o máximo que pode perder é 2% — caso vá a zero. Mas o potencial de valorização é significativo.”
“Se você observar as correlações do bitcoin com 14 outras classes de ativos, a correlação de 60 dias gira em torno de zero. Os investidores precisam de certos horizontes de investimento, e isso precisa se encaixar dentro do seu apetite de risco.”
Sam Roberts, diretor da Cartwright, apontou que os gestores de fundo estão buscando por soluções em potencial para um cenário econômico cada vez mais desafiador:
“Os administradores estão cada vez mais em busca de soluções inovadoras para preparar seus fundos para os desafios econômicos futuros. Essa alocação em bitcoin é uma medida estratégica que, além de oferecer diversificação, também explora uma classe de ativos com um perfil de risco-retorno assimétrico único.”
Fundos de pensão e o Bitcoin
Ao longo de 2024, uma série de fundos de pensão de grande porte relataram o investimento em Bitcoin. Os fundos de pensão do Michigan e de Wisconsin relataram exposição ao BTC. Por sua vez, o estado da Flórida também está considerando o investimento em bitcoin.
O bitcoin serve para estes fundos como uma reserva de valor com alto potencial de crescimento. A criptomoeda está se estabelecendo como uma reserva de valor confiável para o século XXI, semelhante ao ouro.
Fundos de pensão precisam de uma administração de fundos conservadora, visto que lidam com uma perspectiva de longo prazo. Neste contexto, uma alocação conservadora de bitcoin está começando a fazer sentido para muitos gestores.
Esta tendência deve crescer ao longo dos anos. A aprovação de ETFs de Bitcoin foi fundamental para estas compras. Através dos ETFs, os fundos podem investir na criptomoeda sem a necessidade de realizar a custódia.