A Galaxy Digital é a mais nova empresa a diversificar suas operações de mineração de Bitcoin para Inteligência Artificial. O relatório trimestral da empresa detalhou planos para migrar sua planta de mineração no Texas para IA.
A planta de mineração no Texas conta com 800 megawatts (MW). A mudança para IA seria potencialmente seguida por um investimento para aumentar a capacidade da operação em 1,7 gigawatts (GW).
Notavelmente, esta mudança ocorre em um momento que a empresa reportou uma diminuição na capacidade de mineração. A Galaxy relatou ter minerado 176 BTCs no trimestre, uma queda de 27% em relação ao período anterior.
Isto representa uma queda de 23% no faturamento de mineração da empresa, apesar da apreciação no preço do bitcoin. Esta queda ocorre devido ao aumento na dificuldade de mineração. Quanto mais mineradores competem pelas recompensas da rede, maiores tendem a ser os custos da atividade.
Mineração e IA
Ao longo dos últimos dois anos, uma série de mineradoras de grande porte anunciaram o investimento em data centers de Inteligência Artificial (IA). Isto está ocorrendo pois ambos os mercados são baseados em computação de alto desempenho.
Enquanto as mineradoras destinam poder computacional para proteção da rede Bitcoin, os data centers de IA geralmente fornecem recursos para execução de modelos de IA generativa.
Dessa forma, algumas mineradoras estão diversificando suas operações, especialmente em um momento em que a receita da atividade está em baixa. Há uma expectativa de que o preço do BTC siga se apreciando, o que tornaria a mineração mais lucrativa.