Games: como a blockchain pode aperfeiçoar a experiência de usuários e desenvolvedores​

A tecnologia blockchain chegou como uma grande inovação em questão de segurança, privacidade e velocidade para armazenar, acessar e dispersar informações utilizando a criptografia. Devido a tantos benefícios, seu uso está sendo implantado em diversas áreas, e pode ser útil para gamers e desenvolvedores de jogos, apontou o Hackernoon em publicação no último domingo (14).

Uma plataforma baseada em blockchain conecta os desenvolvedores diretamente aos usuários finais, os jogadores. Assim, acaba a necessidade de intermediários na comunicação entre ambos os lados, que agora podem entrar em contato para executar a criação do jogo.

Outro benefício é que com a implementação de rede blockchain, os jogadores tem a oportunidade de comprar e vender itens no jogo usando criptomoedas, e seus itens e ativos serão armazenados em um meio seguro para realizar as transações.

Além disso, os jogadores poderão levar seu perfil público de um jogo para outro e usar suas criptomoedas do mesmo perfil em diferentes jogos.

Com as baixas despesas para o processamento de pagamentos no blockchain, os criadores podem ganhar mais dinheiro por menos compras no jogo, isso devido ao fato de que as taxas com criptomoedas são mínimas nas microtransações.

O blockchain possui sistema bitcoin código aberto, por isso, os desenvolvedores tem a possibilidade de criar ativos virtuais raros, como espadas, braços, escudos ou outros acessórios in-game, tornando-os mais valiosos.

Com o intuito de incentivar a adoção da tecnologia na indústria dos games, em março deste ano, a Forte, provedora de plataformas de videogame baseadas em blockchain, em parceria com a Ripple, criou um fundo de $100 milhões para incentivar desenvolvedores de jogos com interesse em aplicar a tecnologia blockchain nas lojas in-game, de acordo com publicação do Fortune.

Recentemente, a famosa plataforma de jogos Multi-Online Battle Arena (MOBA), League of Legends (LoL), se juntou ao ecossistema de recompensa blockchain, Refereum, para permitir que os usuários ganhem criptomoedas durante o jogo, publicou o Crypto Shib em janeiro deste ano.

Embora a plataforma LoL não seja baseada no blockchain, a atitude mostra que cada vez mais a indústria de jogos se move em direção à inovação que o blockchain representa.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

stablecoins
icon julho 7, 2025

Stablecoins explodem: dólar domina o futuro

Escrito por Conny Chu
PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon julho 7, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Conny Chu
Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza