Genbit tenta encerrar investigação da CVM contra a empresa e proposta é recusada por ‘acusações de ilícitos graves’

genbit cvm investigação pirâmide zero10 club gensa

A Gensa Serviços Digitais S.A. apresentou uma proposta a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pedindo o encerramento do processo administrativo sancionador aberto pela autarquia, conforme reportou o portal Arena do Pavini.

No Termo de Compromisso proposto com o objetivo de dar fim às investigações a respeito de indícios de irregularidades, a empresa que também atende por Genbit (antiga Zero10Club, segundo a própria CVM), afirma que corrigiu as irregularidades apontadas pelo órgão.

A empresa declara no documento que cessou a prática de atividades ou atos considerados ilícitos pela autarquia, corrigindo as irregularidades apontadas e indenizando prejuízos (requisitos do art.11, § 5º, I e II, da Lei 6.385/76).

Contudo, o órgão entendeu que não houve comprovação do encerramento da atividade ilícita nem oferecimento do valor monetário para a reparação do prejuízo.

Portanto, a proposta “não seria conveniente e oportuna” já que a empresa, junto a seu fundador, Gabriel Tomaz Barboza, foram “acusados de cometimento de ilícitos graves”.

Além disso, também foi citado o “descumprimento da determinação imposta pela CVM”, no qual a empresa e todos os seus sócios deveriam parar de realizar ofertas públicas de títulos ou contratos de investimento coletivo sem registro na autarquia.

Ao ignorar a determinação que gerou o Processo Administrativo Sancionador contra a empresa, a Gensa Serviços Digitais e Gabriel Tomaz Barbosa receberam uma multa de R$ 300.000 cada um.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
Como posso prever o preço do Bitcoin?
icon junho 14, 2025

Bitcoin vence a inflação, diz Paul Tudor Jones

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza