A Genesis Global consentiu em pagar uma multa civil de US$ 21 milhões vinculada à agora extinta iniciativa de empréstimo Gemini Earn, de acordo com um comunicado de 19 de março da SEC dos EUA.
De acordo com os termos do acordo, a SEC não receberá a multa até que a Genesis satisfaça todas as reivindicações de falência, incluindo aquelas dos investidores da Gemini Earn.
Esta resolução, inicialmente acordada em janeiro, marca um momento crucial para a Genesis, permitindo-lhe concentrar o seu foco no processo de falência em curso.
Gary Gensler, presidente da SEC, disse que o programa de investimento fracassado contornou os requisitos essenciais de divulgação projetados para proteger os investidores de varejo.
“O acordo de hoje baseia-se em ações anteriores para deixar claro ao mercado e ao público investidor que as plataformas de empréstimo cripto e outros intermediários precisam cumprir nossas leis de valores mobiliários testadas pelo tempo. Fazer isso protege melhor os investidores. Promove a confiança nos mercados. Não é opcional. É a lei.”
Gurbir S. Grewal, Diretor da Divisão de Execução da SEC, acrescentou que o colapso da Gemini Earn destaca “os riscos desconhecidos aos quais os investidores estão expostos quando os participantes do mercado não cumprem as leis federais de valores mobiliários”.
Notavelmente, o acordo ocorre poucos dias depois que um tribunal dos EUA confirmou o argumento da SEC de que o credor e a bolsa Gemini ofereceram e venderam títulos por meio do produto Earn sob o teste de Howey e Reves.