Elon Musk anuncia Chat “estilo Bitcoin” para o X – Entenda

Bitcoins hoje

Elon Musk, o visionário que sempre move o mercado, acaba de lançar mais uma bomba! No domingo (1º), ele anunciou o XChat, um novo recurso de mensagens para o X. Esta novidade promete conversas criptografadas, mensagens que desaparecem, transferência de arquivos e chamadas de áudio e vídeo.

No entanto, a declaração de Musk sobre a criptografia “estilo Bitcoin” gerou uma enorme confusão e levantou muitas questões entre os especialistas em criptografia.

O enigma da criptografia “estilo Bitcoin”

Afinal, o que significa criptografia “estilo Bitcoin”? A publicação de Musk dizia: “construído em Rust com criptografia (estilo Bitcoin), uma arquitetura totalmente nova.” Essa afirmação provocou uma enxurrada de respostas céticas. Luke Dashjr, desenvolvedor do Bitcoin Core e CTO da OCEAN, prontamente reagiu, dizendo: “Bitcoin nem usa criptografia.” Da mesma forma, Samson Mow, CEO da JAN3 e da Pixelmatic, reforçou a crítica, acrescentando: “Bitcoin não é criptografado.”

Para esclarecer, o Bitcoin utiliza técnicas criptográficas como criptografia de curva elíptica e hashing SHA-256. Mas, ele as usa para geração de chaves e validação de transações — não para a confidencialidade de mensagens.

Consequentemente, essa distinção fundamental cria um grande ponto de interrogação sobre a afirmação de Musk.

Além disso, a associação com a linguagem Rust também gerou questionamentos. Shaw Walters, fundador da Eliza Labs, observou que “Bitcoin utilizou escrita em C++”, e que “clientes em Rust vieram depois.”

Infelizmente, a plataforma X não forneceu documentação adicional, deixando muitos desenvolvedores e especialistas coçando a cabeça.

Semana agitada de Elon Musk

Este anúncio do XChat chega após uma semana de intenso interesse pelas empresas de Musk. Isso aconteceu depois que ele deixou seu cargo no Departamento de Eficiência Governamental dos EUA. Para completar, na semana passada, outro foguete lançado pela SpaceX explodiu.

Apesar disso, o CEO continuou delineando sua visão de colonizar Marte e previu o estabelecimento de uma colônia no planeta dentro dos próximos 20 anos. O X também lançou discretamente uma nova carteira digital, chamada “X Money”. Marcando, assim, mais um passo na tentativa de Musk de transformar o X em um aplicativo de tudo.

Por fim, a incursão de Musk no universo das mensagens criptografadas também ocorre após ele negar publicamente um acordo com o Telegram. Na semana passada, o CEO do Telegram, Pavel Durov, afirmou que o aplicativo havia fechado uma parceria de um ano com a xAI, empresa de Musk, incluindo um pagamento de US$ 300 milhões e integração entre os apps.

Musk, por sua vez, respondeu categoricamente: “Nenhum acordo foi assinado.” Assim, enquanto o mundo tenta decifrar a criptografia “estilo Bitcoin”, uma coisa é clara: Elon Musk não para de surpreender e inovar.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

stablecoins
icon maio 5, 2025

Mastercard pretende impulsionar pagamentos com stablecoins após nova parceria

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 1, 2025

BlackRock vai tokenizar fundo de US$ 150 bilhões

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 18, 2025

China avalia criar reserva de criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza