O governo russo decidiu aprovar alterações em um projeto de lei relacionado à tributação de mineração, compra e venda de criptomoedas. De acordo com informações do Ministério das Finanças, a proposta estabelece que os ativos digitais serão tratados como um bem para fins fiscais.
Com a nova regra, os rendimentos provenientes da mineração de ativos digitais serão considerados à medida que forem gerados, com base no valor de mercado da cripto no momento da obtenção.
Além disso, os mineradores na Rússia poderão descontar os custos relacionados à atividade de mineração de suas receitas.
Outro ponto importante do projeto é que as transações com criptomoedas não estarão sujeitas à cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
As receitas provenientes dessas transações serão agrupadas com as de operações com ativos financeiros, e tributadas com uma alíquota máxima de 15% no imposto sobre a renda.
Já as operadoras de infraestrutura de mineração deverão fornecer informações às autoridades fiscais sobre os indivíduos que utilizam suas plataformas para minerar criptomoedas.
O Ministério das Finanças russo argumenta que essa abordagem estabelecerá uma tributação justa e equilibrada, levando em consideração os interesses tanto do setor privado quanto do governo.