Rússia adota novas regras de tributação para mineração e transações de criptomoedas

Rússia adota novas regras de tributação para mineração e transações de criptomoedas
Pixabay

O governo russo decidiu aprovar alterações em um projeto de lei relacionado à tributação de mineração, compra e venda de criptomoedas. De acordo com informações do Ministério das Finanças, a proposta estabelece que os ativos digitais serão tratados como um bem para fins fiscais.

Com a nova regra, os rendimentos provenientes da mineração de ativos digitais serão considerados à medida que forem gerados, com base no valor de mercado da cripto no momento da obtenção.

Além disso, os mineradores na Rússia poderão descontar os custos relacionados à atividade de mineração de suas receitas.

Outro ponto importante do projeto é que as transações com criptomoedas não estarão sujeitas à cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

As receitas provenientes dessas transações serão agrupadas com as de operações com ativos financeiros, e tributadas com uma alíquota máxima de 15% no imposto sobre a renda.

Já as operadoras de infraestrutura de mineração deverão fornecer informações às autoridades fiscais sobre os indivíduos que utilizam suas plataformas para minerar criptomoedas.

O Ministério das Finanças russo argumenta que essa abordagem estabelecerá uma tributação justa e equilibrada, levando em consideração os interesses tanto do setor privado quanto do governo.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 2, 2025

Hackers da Coreia do Norte invadem o mundo digital, alerta Google

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
nfts
icon março 28, 2025

NFTs morreram? Vendas despencam mas coleções secretas nadam contra a maré

Escrito por Thiago Barboza