Rússia anuncia proibição de mineração de criptomoedas em regiões com escassez energética

Rússia anuncia proibição de mineração de criptomoedas em regiões com escassez energética
Pixabay

Evgeny Grabchak, vice-ministro de Energia da Rússia, anunciou que o país implementará restrições à mineração de criptomoedas em regiões onde a escassez de energia é crítica.

A medida responde ao alto consumo de eletricidade pela mineração em áreas do extremo oriente, sudoeste da Sibéria e regiões do sul, onde a oferta energética é insuficiente e, segundo as autoridades, deve permanecer limitada até pelo menos 2030.

Grabchak afirmou que, embora a mineração de Bitcoin seja vista como um marco para a digitalização, a situação energética nessas regiões torna inevitável que o governo russo adote restrições específicas.

A decisão foi tomada logo após o presidente Vladimir Putin sancionar uma lei que regula a circulação de criptomoedas no país e entrará em vigor no dia 1º de novembro de 2024.

O impacto do marco regulatório também se estende ao setor publicitário. Para exemplificar,  o buscador russo Yandex já alterou sua política de anúncios para proibir a publicidade de serviços relacionados a criptos, como exchanges, contratos inteligentes e ofertas iniciais de moedas (ICOs).

A legislação impõe restrições também à promoção de serviços que permitem verificar carteiras e transações de ativos digitais.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

nfts
icon março 28, 2025

NFTs morreram? Vendas despencam mas coleções secretas nadam contra a maré

Escrito por Thiago Barboza
criptomoedas
icon abril 28, 2025

Novo chefe da SEC quer reescrever o manual de regras das criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 6, 2025

Ex-desenvolvedores da Monero lançam blockchain que esconde tudo

Escrito por Thiago Barboza