O desenvolvedor do Tornado Cash, Alexey Pertsev, continuará em detenção preventiva. Ele lamentou a decisão judicial, apontando que sua prisão dificulta sua preparação para recursos legais.
O Tornado Cash é um serviço que permite a anonimização de transações em blockchain e tem chamado a atenção de reguladores nos Estados Unidos. Inclusive, membros do Partido Democrata dos EUA estão pressionando o Departamento do Tesouro para explicar as medidas adotadas contra o protocolo, que foi sancionado em 2022, mas continua em operação.
Segundo os legisladores, houve um grande aumento no uso de mixers como o Tornado Cash em 2024, que recebeu US$ 1,8 bilhão em depósitos apenas no primeiro semestre do ano, um salto de 45% em comparação com todo o ano de 2023.
Acusações contra Pertsev
O desenvolvedor é acusado de lavagem de dinheiro, com base na alegação de que o Tornado Cash foi utilizado para movimentar US$ 1,2 bilhão em ativos ilícitos.
Em maio de 2024, Pertsev foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão por um tribunal na Holanda.
Durante seu julgamento, ele defendeu que não deveria ser responsabilizado pelas ações de terceiros que utilizaram o protocolo descentralizado para atividades ilegais.
No entanto, a corte argumentou que os criadores do Tornado Cash poderiam ter implementado medidas adicionais de segurança para prevenir o uso por criminosos.