Tribunal mantém prisão de desenvolvedor do Tornado Cash

Tribunal mantém prisão de desenvolvedor do Tornado Cash
Pixabay

O desenvolvedor do Tornado Cash, Alexey Pertsev, continuará em detenção preventiva. Ele lamentou a decisão judicial, apontando que sua prisão dificulta sua preparação para recursos legais.

O Tornado Cash é um serviço que permite a anonimização de transações em blockchain e tem chamado a atenção de reguladores nos Estados Unidos. Inclusive, membros do Partido Democrata dos EUA estão pressionando o Departamento do Tesouro para explicar as medidas adotadas contra o protocolo, que foi sancionado em 2022, mas continua em operação.

Segundo os legisladores, houve um grande aumento no uso de mixers como o Tornado Cash em 2024, que recebeu US$ 1,8 bilhão em depósitos apenas no primeiro semestre do ano, um salto de 45% em comparação com todo o ano de 2023.

Acusações contra Pertsev

O desenvolvedor é acusado de lavagem de dinheiro, com base na alegação de que o Tornado Cash foi utilizado para movimentar US$ 1,2 bilhão em ativos ilícitos.

Em maio de 2024, Pertsev foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão por um tribunal na Holanda.

Durante seu julgamento, ele defendeu que não deveria ser responsabilizado pelas ações de terceiros que utilizaram o protocolo descentralizado para atividades ilegais.

No entanto, a corte argumentou que os criadores do Tornado Cash poderiam ter implementado medidas adicionais de segurança para prevenir o uso por criminosos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon março 18, 2025

Microsoft alerta sobre novo trojan que ameaça carteiras de criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 16, 2025

Empréstimos DeFi superam CeFi em grande recuperação

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 18, 2025

China avalia criar reserva de criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza