Google cria divisão voltada para blockchain

Google - Bitcoin, criptomoedas, blockchain

O Google está lançando uma nova divisão de blockchain como parte de seu grupo Labs. A divisão será liderada por Shivakumar Venkataraman, vice-presidente de engenharia do Google.

O novo setor da big tech se concentrará em “blockchain e outras tecnologias de computação distribuída e armazenamento de dados de última geração”, de acordo com um e-mail obtido pela Bloomberg.

Embora a empresa esteja envolvida em certos projetos de blockchain, tem sido muito cautelosa em ser associada ao mercado de criptomoedas.

A nova divisão será direcionada para a experimentação dessas tecnologias descentralizadas sob a supervisão do grupo Labs. 

O Labs é uma divisão experimental que agrupa todos os esforços de AR e VR (Realidade Aumentada e Realidade Virtual) e outros projetos potenciais na área de tecnologia.

O grupo também inclui uma incubadora interna para projetos chamada Área 120.

Esse desenvolvimento é visto por alguns analistas como uma resposta à forma como outras empresas como a Meta estão crescendo para incluir essas novas tecnologias em seu modelo de negócios.

A empresa, cuja postura sobre criptomoedas era delicada, até chegou a banir toda a publicidade relacionada ao setor. Esta decisão só foi revertida recentemente.

Desde então, a companhia realizou uma parceria com a Coinbase e a Bitpay, duas exchanges de criptomoedas, para permitir que os clientes armazenem cripto-ativos em cartões digitais.

Além disso, no ano passado, a empresa também firmou parceria com a Bakkt, uma plataforma digital, para permitir que os usuários gastem criptomoedas usando seu cartão na plataforma Google Pay.

O presidente de comércio do Google, Bill Ready, comentou sobre a visão que a empresa tem sobre o mercado de criptomoedas e seus possíveis usos. Na época, Ready afirmou:

“Cripto é algo em que prestamos muita atenção. À medida que a demanda do usuário e a demanda do comerciante evoluem, evoluiremos com ela.”

A empresa também anunciou recentemente que estava contratando um ex-executivo do Paypal, Arnold Goldberg, como parte de um esforço para incluir novos serviços em sua plataforma, incluindo criptomoedas.

Leia mais: El Salvador compra mais 410 bitcoins na queda

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 6, 2025

Tether anuncia ferramenta de IA focada em criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 9, 2025

Baleias estão acumulando STX após Bitcoin ultrapassar US$ 100 mil

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 7, 2025

Hyperliquid em recuperação após FUDs do mês passado

Escrito por Thiago Barboza