O governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, afirmou que os criptoativos têm várias limitações que os impedem de serem usados no sistema financeiro.
Em um discurso proferido no início desta semana, Bailey disse que criptoativos como Bitcoin (BTC) e stablecoins não se qualificam como dinheiro.
“Deixe-me passar para criptoativos, como outro exemplo. Estes podem assumir duas formas atualmente. O que é conhecido como cripto sem lastro, do tipo Bitcoin. E, as chamadas stablecoins – do tipo Tether, moeda do dólar americano.
Os primeiros não têm valor intrínseco e são altamente voláteis e devem ser tratados como investimentos extremamente especulativos.
Estes últimos, embora usados como ativos de liquidação para transações no mundo das criptomoedas, não são robustos e, conforme organizados atualmente, não atendem aos padrões que esperamos de dinheiro seguro no sistema financeiro. Em particular, ambos falham nos testes básicos de singularidade e finalidade de liquidação. Eles não são dinheiro.”
De acordo com o governador do Banco da Inglaterra, existem “formas aprimoradas de dinheiro digital” que satisfazem os testes básicos de “singularidade e finalidade de liquidação”.
No caminho para o dinheiro digital aprimorado, o governador do Banco da Inglaterra afirmou:
“Uma terceira questão é se existe um futuro para o dinheiro digital aprimorado. A resposta precisa é que não sabemos, mas nunca sabemos a resposta para essa pergunta precisamente para novas inovações, esse é o ponto principal sobre inovar.
Na minha opinião, provavelmente a resposta é sim, há um futuro para o dinheiro digital. Além disso, devemos evitar uma falha de imaginação. A incapacidade de especificar um caso de uso detalhado muito preciso hoje não é uma boa razão para acreditar que nunca haverá um.”