Governo dos EUA apreende homem que planejava atacar igrejas e doar criptomoedas para Estado Islamico

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou a prisão de Alexander Scott Mercurio. Com apenas 18 anos, Alexander se associou ao Estado Islâmico (ISIS) e planejava atacar igrejas nos EUA.

O FBI foi o responsável pela identificação do caso, devido a uma investigação envolvendo a doação de criptomoedas ao ISIS. 

Em nota, o DOJ afirmou:

“As investigações revelaram que o indivíduo-1 e outras três pessoas coletaram e forneceram fundos e outras formas de apoio financeiro ao ISIS por meio de transações realizadas em diversas exchanges de criptomoedas e plataformas de serviços financeiros”.

Conforme relatos, Alexander possuía US$ 11 mil em suas contas bancárias, que poderiam ter sido enviadas para a organização:

“Mercurio disse ao CHS-2 [informante não identificado] que estava se comunicando com um indivíduo online através do qual ele doaria dinheiro via criptomoeda para o Estado Islâmico (ISIS)”. 

O FBI conseguiu conversas do jovem com seus pais, que estavam tentando ajudá-lo com terapia. No entanto, ele estava decidido em realizar um ataque suicida à igreja de Coeur d’Alene, Idaho.

“Seu plano de ataque envolvia o uso de armas cobertas de chamas, explosivos, facas, facão, cano e, por fim, armas de fogo”.

No entanto, o FBI realizou a prisão antes que o atentado ocorresse, salvando assim a vida de diversas pessoas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 16, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon junho 14, 2025

Stablecoins explodem: dólar domina o futuro

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 10, 2025

Bitcoins Hoje: preço desafia resistência chave perto de US$ 110 mil

Escrito por Thiago Barboza